A luta contra o racismo ganhou novos capítulos depois que norte-americanos vivenciaram mais um episódio racista durante uma abordagem policial em Minneapolis, onde o jovem negro George Floyd foi assassinado por sufocamento sem ter cometido nenhum crime ou reagido a abordagem da polícia na semana passada.
O mundo virou sua atenção para os Estados Unidos após negros e bracos se unirem em uma série de protestos antirracistas, que ganham proporcões maiores a cada dia, desencadeados pela ação trágica da polícia, entretanto, o caso em Minneapolis não é isolado e negros no mundo inteiro já experienciaram situações de discriminação social.
Heranças históricas associadas a ignorância perpetuaram atos de segregação e para entender como o mundo ainda precisa se livrar deste mal, selecionamos cinco filmes nacionais e internacionais premiados que te farão sentir empatia e mergulhar na luta contra o racismo.
*Racismo é crime!
12 Anos de Escravidão
Este drama baseado em fatos reais vai arrancar lágrimas por conta da história de luta de Solomon Northup, um negro livre que após sofrer um golpe, é capturado e separado de sua família para viver como escravo por 12 anos.
Moonlight
Vencedor do Oscar 2017, o drama Moonlight gira em torno da trajetória de autoconhecimento de um jovem negro que sofre ‘bullying’ associado a pobreza, violência e vulnerabilidade social.
Corra
Para quem gosta de filmes de suspense, o thriller ‘Corra’ conta a história de um casal inter-racial. O protagonista, que é negro, vivencia uma série de experiências estranhas relacionados a um racismo velado durante um final de semana com a família tradicional da namorada.
Cidade de Deus
Um dos filmes nacionais mais conhecidos explicita a vida nas favelas brasileiras e gira em torno de jovens traficantes que se submetem a perigos cotidianos.
Selma, Uma Luta de Igualdade
Um dos principais personagens da luta pela igualdade racial nos Estados Unidos, Martin Luther King é retratado no filme que enfatiza a luta dos negros para conquistar o direito ao voto.