comportamento   / Para pais e filhos

Carnaval em casa: dicas de como fazer um teatro de fantoches com seus filhos

Sem folia na rua esse ano? Não significa que você e os pequenos não possam se divertir juntos

BONS FLUIDOS Publicado segunda 15 fevereiro, 2021

Sem folia na rua esse ano? Não significa que você e os pequenos não possam se divertir juntos
Divirta-se com as crianças sem sair de casa - Freepik

O carnaval chegou e esse ano o clima será diferente. Para quem está com as crianças em casa, sem data prevista para a volta às aulas presenciais e até mesmo no sistema híbrido - com revezamento de alunos -, a folga no trabalho pode ser uma boa oportunidade para fazer novas atividades com os pequenos, uma vez que distraí-los se torna uma tarefa cada vez mais difícil. 

A atriz, produtora cultural e apresentadora Michele Muniz, que conta com uma vasta experiência no teatro infantil, sendo responsável por espetáculos em São Paulo e Rio de Janeiro, trouxe uma dica especial para distrair e animar as crianças quando estiverem em casa: teatro de fantoches! Não há nada que prenda mais a atenção de uma criança do que uma boa história, principalmente se for um espetáculo exclusivo para ela. E o melhor de tudo é que você não precisa de muita coisa, basta usar a criatividade!

Confira as algumas dicas que a Michele separou para fazer o teatro de fantoches:


1. Monte seus próprios fantoches

A atividade é super lúdica e para tornar ainda mais divertida para as crianças, vocês podem  criar os  fantoches da história juntos. Eles podem ser feitos com meias, papel, feltro, EVA ou até com caixinhas de leite. Esse é um ótimo momento para usar a criatividade e estimular seu(a) filho(a).


2. Conte as histórias favoritas de seu(a) filho(a)

Comece com aquele livro ou filme que seu(a) filho(a) não cansa de ler e assistir, isso vai animá-lo(a) para assistir o teatrinho. 


3. Traga um pouco da realidade na história

Coloque o nome de pessoas da família nos personagens ou leve a história a lugares que seu(a) filho(a) costuma ir, como a escola ou sua própria casa. Assim ele(a) poderá se identificar e usar a própria imaginação! 


4. Improvisação e criatividade é tudo!

Tudo é uma brincadeira, então usar a criatividade e improvisar pode deixar ainda mais divertido e engraçado, crie novos rumos às histórias ou conte de uma forma diferente, isso com certeza vai prender a atenção. 


5. Interaja com a criança

As crianças estão em um período de desenvolvimento constante e essa brincadeira pode ser ótima para deixá-las mais ativas, por isso, durante o teatrinho, use os fantoches para falar com elas, faça perguntas e brinque, participar da brincadeira é muito importante! 

Último acesso: 04 Mar 2021 - 15:42:44 (1044377).