Capaz de fortalecer o sistema imunológico, Equinácea é associada ao tratamento de gripes e resfriados; entenda

A equinácea, planta que tem a flor parecida com a margarida, é muito usada pela fitoterapia e é ideal para essa época cheia de espirros

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 15 setembro, 2020

A equinácea, planta que tem a flor parecida com a margarida, é muito usada pela fitoterapia e é ideal para essa época cheia de espirros
Capaz de fortalecer o sistema imunológico, Equinácea é associada ao tratamento de gripes e resfriados; entenda - Pixabay

Apresenta uma colocação arroxeada, o miolo grande de alaranjado e chega a ser bem parecida com a margarida. A Equinácea é uma das plantas ideais para se cultivar em vasos e jardins, principalmente com a chegada da primavera se aproximando aqui no Brasil.

Além de desabrochar nesta época do ano, a Equinácea vem tendo seu nome cada vez mais associado ao tratamento de gripes, resfriados e espirros que nos perseguem. Sim, acredite se quiser! Também conhecida como púrpura, foi uma planta medicinal descoberta pelos índios norte-americanos e hoje é muito utilizada pela fitoterapia para ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

+ VEJA: Inove! Veja como fazer sua própria vela ecológica infinita reutilizando o óleo de cozinha

Foi uma das primeiras plantas a ter seus efeitos documentados em estudos científicos. Pesquisadores da Universidade de Farmácia de Connecticut, nos Estados Unidos, concluíram, por exemplo, que a espécie pode reduzir as chances de uma pessoa pegar um resfriado em cerca de 58%. “Os princípios ativos da planta melhoram as nossas defesas, prevenindo ataques de vírus e bactérias. E, se eles acontecerem, nossa capacidade de destruir os agentes invasores está potencializada”, explica o médico Alex Botsaris, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfi t), do Rio de Janeiro.

“A equinácea não atua como antibiótico. Apenas trata a infecção ao aumentar a resposta dos anticorpos e a capacidade celular de englobar e destruir os agentes invasores”, completa. O profissional ainda lembra que a Equinácea também é muito usada para cuidar de infecções de pele de origem bacteriana, como a erisipela. Além disso, é recomendada para ajudar pacientes com câncer, que estão em tratamento com quimioterapia e radioterapia, a recuperar suas defesas naturais.

CUIDADOS BÁSICOS COM A SUA EQUINÁCEA

Deve ser mantida em um local ensolarado, como varandas, janelas e jardins e receber luz direta pelo menos 5 horas por dia. Porém, vale lembrar que embora se adapte melhor em regiões de clima mais quente, sombras à tarde propiciam cor mais intensa nas flores.

Não é uma planta exigente em fertilidade, mas solos bem drenados e com pH em torno de 6 a 7,5 são considerados os melhores para ela. Sobre a umidade do substrato, a Equinácea suporta a seca, mas são mais saudáveis com uma irrigação regular, que deve ser feita pelo menos três vezes na semana.

+ VEJA: Maçã reduz a fome, melhora o funcionamento intestinal e previne o envelhecimento; veja mais benefícios

COMO UTILIZAR ESTA PLANTA AO SEU FAVOR?

A Equinácea pode ser encontrada na forma de cápsulas e comprimidos em farmácias ou lojas de produtos naturais. Porém, uma boa ideia é consumir esta planta em forma de chá. Para isso, você deverá colocar 1 colher de chá da raiz ou folhas da Equinácea em uma xícara de água fervente e deixar essa infusão repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia.

Último acesso: 19 Sep 2020 - 12:18:39 (1043427).