Publicidade
veja como eliminar os gases a partir de truques caseiros e eficientes – Pinterest

Sabemos que a eliminação de gases é comum para qualquer ser humano, pois é resultado das reações químicas promovidas entre as bactérias que vivem na flora intestinal e os alimentos que ingerimos diariamente.

Publicidade

Porém, existem algumas atitudes que favorecem o aumento da produção destas flatulências, o que pode ser incomodo para você e para quem está ao seu lado, não é mesmo?

Baseados na lista compartilhada pelo portal VivaBem, do Uol, montamos uma série de precauções e recomendações caseiras para evitar a produção excessiva de gases. Lembrando que todas as dicas são paliativas, ou seja, se os sintomas persistirem ou vierem acompanhados de náusea e diarreia, por exemplo, o ideal é que você procure um médico.

BEBA BASTANTE ÁGUA

Além de purificar o organismo, a ingestão de água auxilia e muito no processo do funcionamento intestinal, evitando a produção excessiva de gases. O portal citado entrevistou a gastroenterologista Elaine Moreira, que explicou que ideal é ingerir de 30 a 40 ml por quilo, ou seja, se você pesa 50 kg, por exemplo, deve ingerir entre 1,5 a 2 litros por dia.

Publicidade

COMA DEVAGAR E SEM FALAR

Sabe quando sua mãe falava para você se alimentar devagar, prestar atenção naquilo que estava comendo e, principalmente, não falar de boca cheia? Então, ela nunca esteve tão certa! Além de ser uma questão de educação, o que acontece é, quando falamos durante as refeições, acabamos engolindo ar e, consequentemente, aumentando a produção de gases.

EVITE AS GOMAS DE MASCAR

Publicidade

Ao mascar as gomas ou chicletes, estamos frequentemente ingerindo ar, o que, como visto no tópico anterior, aumenta a produção de gases. Inclusive, ao mastigarmos as gomas, estamos mandando um recado ao organismo de que ‘estamos ingerindo comida’, o que não está acontecendo. Assim, o estômago produz mais suco gástrico, o que pode ser prejudicial principalmente para pessoas com gastrite.

MASSAGEIE A BARRIGA

Essa dica é ótima e agradável, pois consiste em uma massagem abdominal. Quando estamos com excesso de gases ou até mesmo com o intestino preso, podemos apertar sutilmente a barriga, fazendo movimentos no sentido horário apara ajudar na eliminação das flatulências ou das fezes. Massagens de 5 a 10 minutos podem ser muito eficientes.

Publicidade

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Sabemos que as atividades físicas são essenciais para manter uma vida mais saudável. Devemos pensar que a prática esportiva frequente atua em diversas áreas do corpo humano, como na regulagem estomacal, por exemplo, pois ajuda a estimular o peristaltismo, ou seja, o movimento intestinal e assim facilitar a eliminação dos gases.

DEIXE AS LEGUMINOSAS DE MOLHO

Publicidade

Alimentos como feijão, grão-de-bico, soja e lentinha são, sem dúvidas, saudáveis. Porém, comumente conhecidos por causar os gases. Sendo assim, para evitar que o consumo destas leguminosas seja, neste sentido, prejudicial, o ideal é deixar esses grãos de molho na água por aproximadamente 12 horas antes de cozinhá-los. Isso fará com que os fitatos, inibidores enzimáticos que dificultam o processo digestivo, sejam eliminados.

CONSUMA GENGIBRE

Além de anti-inflamatório e antioxidante, o milagroso gengibre, neste caso, atua como um estimulador para o esvaziamento gástrico, ou seja, faz com que os gases e as fezes não fiquem paradas no intestino, auxiliando na digestão e em inchaços no trato digestivo superior. Para consumi-lo, você pode optar por cápsulas, pois estas são melhor absorvidas pelo organismo, por chás ou até mesmo por ralar a especiaria por cima de suas refeições, como saladas, por exemplo.

E CONSUMA HORTELÃ

A hortelã ou menta é uma planta que atua diretamente como relaxante da musculatura intestinal, além de aliviar as dores abdominais causadas pelos gases e diminuir o inchaço. O ideal é você consumir o chá de hortelã ou até mesmo adicionar algumas gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta em um copo de água antes das refeições. A hortelã chega a ser contraindicada para pessoas com refluxo, pois pode piorar o quadro de saúde.