comportamento   / Olimpíadas de Tóquio

Atletas da Itália e Catar entram em consenso e dividem medalha de ouro em salto em altura

Italiano e catari fizeram a mesma pontuação no salto com altura e deixaram a rivalidade de lado ao compartilharem o pódio

Bons Fluidos Publicado segunda 2 agosto, 2021

Italiano e catari fizeram a mesma pontuação no salto com altura e deixaram a rivalidade de lado ao compartilharem o pódio
Gianmarco Tamberi e Mutaz Essa Barshim subiram juntos no pódio do ouro - Getty Images/ Patrick Smith

Uma situação inusitada chamou a atenção de telespectadores das Olimpíadas de Tóquio depois que dois adversários compartilharam juntos o mesmo pódio de forma consensual. 

O atleta olímpico italiano Gianmarco Tamberi e o catari Mutaz Essa Barshim competiam a final do salto em altura e alcançaram a mesma marca em pontuação em uma prova disputada no último domingo, 1. Ambos superaram os 2,37 metros de altura no salto. 

+++ Brasileiro de 17 anos conquista medalha de ouro nas Olimpíadas de Física

No entanto, a dupla, que representa países completamente diferentes, optou por dividir o ouro ao invés de buscar um desempate. O juiz explicou aos competidores que eles poderiam tentar o desempate ou dividir o pódio, mas ambos se abraçaram e decidiram pela segunda opção. 

Imagens dos competidores celebrando juntos a medalha de ouro chamou a atenção do mundo e mostrou que a amizade entre atletas de diferentes países superou a competitividade, beneficiando ambos os lados. 

+++ Tudo na vida é aprendizado! Psiquiatra extrai 3 lições para tirarmos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

O atleta da Bielorrussia Maksim Nedasekau ficou com a medalha de bronze, completando o pódio surpreendente. 

Último acesso: 17 Oct 2021 - 10:06:40 (1045470).