comportamento   / Saúde mental

5 sinais de que você está tentando esconder seu sofrimento

Não minta para você mesmo e aprenda a aceitar seus sentimentos para então procurar resolvê-los

Bons Fluidos Publicado sexta 23 julho, 2021

Não minta para você mesmo e aprenda a aceitar seus sentimentos para então procurar resolvê-los
Saiba identificar os sinais de pessoas que escondem seu sofrimento - Pexels/ Dids

Todo mundo, em algum momento da vida, irá se sentir apagado, deprimido e sem motivação. No entanto, a forma como você vai lidar com essa fase pode determinar muito o quanto o seu sofrimento vai te afetar.

Muitos de nós, por mais que saibam que não estão bem, preferem fechar os olhos para os próprios sentimentos e mentem para si mesmos que está tudo bem, quando, na verdade, não está! Para superar o sofrimento e retomar a vida ativa, o primeiro passo é aceitar que você não está bem.

Você não precisa compartilhar com todos os seus colegas o que está sentindo, mas não irá suportar fingir por muito tempo que você está bem, por isso, o passo seguinte é procurar conversar com um amigo, ou então, um especialista que irá traçar estratégias que te ajudarão a sair do fundo do poço que se encontra. 

Veja 5 sinais que indicam que você está tentando disfarçar ou esconder seu sofrimento:

Compra coisas constantemente

Muitas pessoas deprimidas encontram um refúgio momentâneo nas compras. Estão constantemente consumindo, na maioria das vezes coisas supérfluas que lhes trarão prazer momentâneo, no entanto, não irão preencher o vazio que elas tentam ocupar. 

Faz publicações constantes nas redes sociais sobre o quão bem está sua vida

É comum que pessoas tentem disfarçar seu sofrimento por meio de publicações mascaradas nas redes sociais. Isto é, o excesso de publicações de fotos sorridentes ou memes sobre sentimentos demonstram que você pode estar tentando mostrar apenas uma parcela de sua vida real, que muitas vezes, é mentirosa. 

Se isola

Pessoas que não aceitam o próprio sofrimento evitam contato com outras pessoas porque não querem transparecer seus sentimentos. Elas se isolam e fogem de amizades para evitar dar satisfações. 

Evita conversas sobre saúde mental

Além de se isolarem, pessoas que escondem seu sofrimento evitam a todo custo conversas sobre saúde mental e nunca se abrem quando são questionados se estão bem. Eles sempre dão respostas curtas para evitar que a conversa prolongue. 

Excesso de trabalho

Assim como muitas pessoas encontram refúgio do sofrimento nas compras, há aqueles que tentam ocupar a mente com trabalho. Eles trabalham excessivamente para não ter que lembrar ou enfrentar o próprio sentimento. 

 

Último acesso: 25 Sep 2021 - 11:52:20 (1045408).