Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina são as capitais brasileiras que já exigem, de moradores e turistas, o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
19 capitais brasileiras exigem comprovante de vacinação contra Covid
Para cada lugar, há regras diferentes. Geralmente há a obrigatoriedade da apresentação do comprovante em grandes eventos, principalmente shows. Porém, em algumas capitais, como Fortaleza e Manaus, os moradores/visitantes também precisam apresentar o cartão de vacina em restaurantes. Outras cidades, como o Rio de Janeiro, optaram por tornar obrigatório também em hotéis e pousadas. Em Belo Horizonte, o comprovante pode ser substituído por um teste negativo.
+++ Estudo revela que o risco de contrair covid-19 com máscara PFF2 é mínimo
Em Aracaju, para eventos abertos com até 5 mil pessoas e fechados com até 3 mil, a obrigatoriedade do comprovante ou do teste negativo ficará vigente a partir do dia 17 de dezembro — condição válida até o dia 9 de janeiro. Em Goiânia, há a recomendação do comprovante em shows, estádios e feiras comerciais.
As capitais que ainda não exigem o comprovante de maneira obrigatória são Boa Vista, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, São Luís e Vitória.
+++ Na América Latina, Brasil é o país com menor rejeição à vacina contra Covid-19