colunas   / Como lidar?

Pessoas negativas e o impacto na sua saúde mental, espiritual e física

"Nutra sua mente com pensamentos negativos e terá como resposta um corpo doente. Nutra sua mente com positividade e terá como resposta um corpo que vibra saúde!"

JAMAR TEJADA Publicado quarta 23 setembro, 2020

Positividade é tudo! Jamar Tejada explica o porquê na coluna desta semana - Freepik

Para ser saudável não basta ter uma alimentação perfeita, super balanceada com foco somente no seu organismo! Para sermos saudáveis precisamos nutrir nossa mente e espírito com sentimentos positivos que reflitam para cada uma de nossas células a energia positiva que emana do nosso ser! Nutra sua mente com pensamentos negativos e terá como resposta um corpo doente. Nutra sua mente com positividade e terá como resposta um corpo que vibra saúde!

Existem vários estudos que comprovam o impacto da negatividade sobre nossa saúde. Ressalto um estudo publicado na revista científica The Lancet, que analisou a relação entre a crença negativa e suas consequências. A pesquisa analisou americanos descendentes de chineses e comprovou que os que acreditavam que tinham má sorte, de acordo com a astrologia chinesa, viviam, pelo menos, cinco anos menos do que os que não acreditavam nessa crença. Se você é ou está atravessando um período que o torne uma pessoa negativa e consegue identificar esse defeito e ir a busca de uma melhora, perfeito! Difícil mesmo é quando convivemos com uma!

Com certeza você conhece uma pessoa negativa. Aliás, pode ser que você que esteja lendo esse texto seja uma, apesar de nunca assumir que seja, até porque você é do contra! Há pessoas que fazem questão de contaminar o ambiente com sua negatividade. Faz parte da sua condição humana. Lhes dá prazer criar esse tipo de ambiente, essa energia.

Você já percebeu que esse tipo de criatura quase sempre convive em ambientes com pessoas positivas? Tentando ofuscar o brilho dessas, até que esse se apague por inteiro, sentindo-se mais poderosas ou simplesmente por sentirem aquele prazer interno de tarefa cumprida. Ser negativo passa ser um estilo de vida!

Engraçado é que as pessoas positivas, as boas pessoas, que vivem próximas dessas pessoas infelizes ainda tentam justificar a negatividade dessas: “Ah, mas ele é assim porque teve uma infância difícil” , “Ela é assim porque tem um casamento infeliz”, “Ele é estúpido porque foi assim que o pai o criou”... e nessa constante busca por desculpas, que na verdade não justificam toda maldade, mau humor lançados sobre elas mesmas, vão dia após dia perdendo sua alegria, sua luz, adoecendo, adoecendo... E aí lhe pergunto: A culpa por você adoecer é por causa desse convívio ou será que a culpa é de você que insiste em se manter ao lado desse buraco negro sugador de boa energia?

Mas como melhorar essa situação? Devemos agir mudando dois lados: o externo e o interno!

Pensando no ambiente interno, que é, na verdade, o mais importante a ser resolvido, precisamos primeiramente ter consciência sobre o que está acontecendo. Observar quem convive com você não deixa de ser um exercício de humildade, autoconhecimento e acima de tudo crescimento.

Quem não vibra na mesma sintonia que eu? Quem aqui me prejudica? Você não está julgando o outro, mas sim tomando consciência da sua posição no ambiente, seja familiar, seja na amizade ou no trabalho. Depois de analisado, vem o passo mais importante, a autoanálise: O que posso fazer nas minhas atitudes para mudar isso?

Depois dessa autoanálise, vem as mudanças no ambiente externo e essa tomada de decisões vai depender muito da conclusão que você chegou!

Existe um ditado que diz: "Se a sua estrela não brilha, não tente apagar a minha!" E nessa frase que está a primeira ação que deve ser tomada quando você convive com esse tipo de criatura, a imposição: “Hey! Vamos falar algo de bom?”

Agora, se essa postura é difícil para você, simplesmente não se envolva, não deixe que essa negatividade invada seus pensamentos entrando no piloto automático da baixa vibração. Quando começar a te minar, dê um sorriso de canto de boca e diga: “Preciso ir ao banheiro, com licença!”. Uma coisa é você ouvir um desabafo ou outro, mas ouvir desabafos repetidamente não ajuda à ninguém, pelo menos não a você.

Outra boa dica é inverter o jogo: “Me conte algo bom que aconteceu com você hoje?” Lembre-se que quando sua energia está alinhada com seu propósito de vida, as pessoas certas vão acabar aparecendo para somar!

Em Mateus 5:39, Jesus diz “Não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra”. Mas o que será que Jesus quis dizer com isso? Que temos que aceitar sempre as ofensas, nos apresentando a esse tipo de pessoas como um saco de pancadas? Ou será que Jesus quis nos ensinar o princípio do equilíbrio? Jogue em mim o mal, que te retribuo com o bem!

Quando pagamos o mal com mal, apenas mostramos que estamos nos igualando a essa energia. Não sei qual sua interpretação religiosa. Independente de crença, o amor é o princípio da nossa evolução e, por mais que evitemos a negatividade está por todos os lados, mas graças a Deus temos o livre arbítrio e, com ele, a oportunidade da mudança e de nos tornarmos nossa melhor versão todos os dias!


Todas as quartas-feiras teremos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo... Daquele jeito que nós amamos!

Fiquem de olho!

Instagram: @Tejard

Contato: (11) 3063-1333

Confira:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jamar Tejada (@tejard) em

 

Último acesso: 26 Oct 2020 - 15:45:31 (1043481).