Testeira
  coluna-marina-repetto   / Conexão com seu "eu" interior

Mindfulness, mantra, meditação taoísta, Ho'oponopono: conheça os tipos de meditação e as transformações que as práticas possibilitam

Na coluna desta semana, Marina Repetto explica como cada técnica funciona no processo de conexão com nosso interior e autoconhecimento

MARINA REPETTO Publicado sexta 1 outubro, 2021

Na coluna desta semana, Marina Repetto explica como cada técnica funciona no processo de conexão com nosso interior e autoconhecimento
Conheça os diferentes tipos de meditação - Freepik

Com toda a agitação e as preocupações que enfrentamos no dia a dia, arrumar um tempo para nos conectarmos com nosso interior se torna cada vez mais necessário. A meditação é o caminho mais sensato para essa conexão, porém, às vezes, por falta de conhecimento e de tempo, muitas pessoas não colocam a prática como prioridade e acabam sendo prejudicadas pelas energias densas que vão se acumulando ao longo dos anos.

A meditação é uma prática que põe de lado a mente para que possamos enxergar a realidade como ela é. É um exercício que nos ensina a silenciar os pensamentos e nos conectar ao centro do nosso ser. Quando reconheço que eu não sou o meu corpo e nem a minha mente, expando o olhar para quem sou de verdade.

Existem muitas formas de entrarmos em estado meditativo. Isso acontece quando estamos conscientes do momento presente, aqui e agora. Logo, a conexão de uma pessoa com o que existe na sua própria interioridade pode ser alcançada de várias maneiras.

+++ Autocobrança: como descobrir o nosso limite?

O meu primeiro contato com a espiritualidade surgiu aos meus 15 anos, quando vivenciei momentos bem difíceis da minha vida e precisei encontrar ferramentas para me reorganizar. Fui apresentava para uma técnica havaiana que mudou a minha vida, o Ho’oponopono.

Desde então, pude compreender que era possível reprogramar minha mente e instalar novos ‘’programas’’, vivendo a realidade como ela é e não carregada das minhas próprias memórias de dor. “Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata” são as palavras pronunciadas e que operam milagres. Essa técnica nos permite purificar e transmutar o que ficou armazenado no nosso subconsciente e que fica se manifestando como dor e sofrimento na nossa realidade. É uma verdadeira libertação entender que nós podemos limpar esses registros e nos abrir para inspirações divinas.

Costumo dizer que estou em constante aprendizado e fico muito feliz em poder passar um pouquinho de conhecimento que adquiri ao longo desses anos. Apesar do Ho'oponopono ser a técnica mais presente em minha vida, vou compartilhar algumas outras que podem, com certeza, transformar as de vocês.

+++ Porque temos tanta dificuldade de nos concentrar para meditar e como podemos melhorar?

Mindfulness

É uma das técnicas de meditação em que damos total atenção ao momento presente. Significa ‘’atenção plena’’ e nos convida a estarmos conscientes de toda e qualquer ação.

Precisamos disciplinar a mente para focar no agora sem deixar que as distrações nos afastem. Uma ferramenta que ajuda muito a colocarmos em prática esse exercício, é a atenção na nossa respiração. São muitos os benefícios que recebemos ao pratica-la, entre eles, aprofundamento no autoconhecimento, desenvolvimento da concentração e redução do estresse e da ansiedade.

Meditação Taoísta

Já a meditação taoísta é focada em acalmar o corpo e a mente. Baseada na quietude, essa nos convida a meditar no silêncio e encontrar a calmaria interior, proporcionando um intenso relaxamento físico e mental. Ocorre uma reposição profunda de energia e um reabastecimento do nosso equilíbrio, levando a novos estados de consciência e percepções da espiritualidade.

Entre os métodos mais populares, está a Meditação Guiada. Ela é apontada como ideal para quem está no início, já que as músicas e narrações, que podem ser encontradas em aplicativos de meditação ou mesmo no Youtube, explicam e auxiliam como atingir o estado de relaxamento.

+++ Gravidez, espiritualidade e novos sentimentos: ''Sinto Deus a cada instante''

Mantras

Para encerrar nossa coluna de hoje, eu gostaria de falar sobre os Mantras, que são considerados técnicas simples e são usados em várias práticas de meditação, como no Ho'oponopono e na Yoga. A intenção que existe por trás das afirmações nos traz ao ponto focal, trazendo a mente para o estado consciente e possibilitando a criação de uma nova realidade. É um poderoso portal de presença e expansão da consciência.


Muito tem se falado sobre a importância do autoconhecimento... Mas como chegamos a ele? A essa resposta que Marina Repetto, nutricionista (do corpo e da alma) e especialista em Ho'oponopono, nos guiará em sua mais nova coluna aqui na Bons Fluidos Digital todas as sextas-feiras, às 12h.

Último acesso: 20 Oct 2021 - 14:02:53 (1045786).