Testeira

Desapegar é mais que libertação, é crescimento! ''O que for para ser nosso sempre dá um jeito de chegar até nós''

Na coluna desta semana, Marina Repetto propõe a reflexão: 'Gosto de pensar que o que perdemos é o que precisa ser perdido'

MARINA REPETTO Publicado sexta 8 outubro, 2021

Na coluna desta semana, Marina Repetto propõe a reflexão: 'Gosto de pensar que o que perdemos é o que precisa ser perdido'
O que for para ser nosso sempre dá um jeito de chegar até nós - FREEPIK

Muitas vezes entramos em um processo de sofrimento por inúmeras coisas que ficam para trás em nossas vidas e que por algum motivo não se encaixam mais no nosso cotidiano, mas mesmo tendo consciência em relação a isso não conseguimos nos desprender. Esse é o resultado principal de sermos inconscientes e estarmos vivendo com constante medo da perda. A jornada de autodescoberta ocupa um lugar fundamental na compreensão de qual lugar o apego ocupa dentro de nós e qual a razão para tanto sofrimento que surge nas mudanças da vida.

+++ Porque temos tanta dificuldade de nos concentrar para meditar e como podemos melhorar?

Ao longo das minhas experiências, compreendi que o tempo só existe no passado ou no futuro. O presente é a realidade, é o que é eterno. É o único momento que verdadeiramente existe e pode ser experienciado com presença e consciência. Tudo no mundo está mudando e desaparecendo a todo instante e apenas o desapego é capaz de nos libertar da prisão de viver presos a coisas e situações do cotidiano. Aos poucos, percebemos que somos apegados a coisas muito triviais que bloqueiam a nossa energia e nos impede de ser verdadeiramente feliz.

+++ Mindfulness, mantra, meditação taoísta, Ho'oponopono: conheça os tipos de meditação e as transformações que as práticas possibilitam

A meditação e a espiritualidade também estão extremamente ligadas ao processo de desapego, pois através da expansão da consciência percebemos os motivos pelos quais nos prendemos e encontramos respostas necessárias para nos libertar. O aprofundamento no nosso ser nos traz confiança para viver um dia de cada vez e aproveitar as oportunidades que surgem no momento presente.

O que for para ser nosso sempre dá um jeito de chegar até nós. Mesmo que façamos as nossas escolhas e tomemos as nossas decisões, existe um controle maior por trás de tudo que se encarrega de nos colocar no momento certo. Há um propósito forte além de tudo o que acontece e essa confiança nos permite viver de forma mais desapegada e consequentemente mais livre para gastarmos a nossa energia com o que de fato importa. É um profundo descarrego que acontece quando desapegamos.

+++ Gravidez, espiritualidade e novos sentimentos: ''Sinto Deus a cada instante''

Gosto de pensar que o que perdemos é o que precisa ser perdido. E essa consciência nos traz presença e a certeza de que estamos onde precisamos estar, a todo momento. Quanto mais apegados ficamos às pessoas e às situações, mais nos tornamos escravos e dependentes. Para descobrirmos o nosso grande potencial, é fundamental que desenvolvamos coragem para amar. Só assim sacrificamos o ego e damos espaço a mais pura consciência da vida.


Muito tem se falado sobre a importância do autoconhecimento... Mas como chegamos a ele? A essa resposta que Marina Repetto, nutricionista (do corpo e da alma) e especialista em Ho'oponopono, nos guiará em sua mais nova coluna aqui na Bons Fluidos Digital todas as sextas-feiras, às 12h.

Último acesso: 20 Oct 2021 - 13:49:20 (1045829).