À medida que o novo ano se inicia, muitas pessoas se animam com a perspectiva de recomeços. Será que conseguiremos cumprir as metas de adotar uma dieta equilibrada ou frequentar a academia? Iniciaremos um novo projeto na empresa? Escreveremos um livro? Mudaremos de emprego? Essas e milhares de outras promessas são feitas com a virada do ano.
A história por trás das metas de início de ano
A celebração das passagens de ciclos não é uma novidade. Na Mesopotâmia, os antigos comemoravam a chegada da primavera após um rigoroso inverno, marcando o início de um novo começo. Em 46 a.C., Júlio César decretou que o dia primeiro de janeiro seria o início de um ano novo.
É interessante observar os motivos dessa escolha de data. Sabia que o nome “janeiro” é uma homenagem a Jano, o deus romano das mudanças e transições? Sua característica única era ter duas faces, uma voltada para o futuro e outra para o passado. É nessa “vibe” que entramos em cada virada de ano, com o significado do Réveillon, buscando despertar para seguir em frente e evoluir em nossas vidas.
Estratégias mentais para um começo de ano triunfante
A psicologia e a neurociência podem fornecer estratégias mentais que são a chave para iniciar o ano de forma eficiente. Separei então algumas dicas para ajudar quem gosta de se planejar.
Escolha metas realistas
Ao estabelecer metas, evite objetivos mirabolantes. Metas impossíveis podem resultar em frustração e sensação de fracasso, afetando sua autoimagem e autoestima. Vá devagar! Concentre-se em uma meta por vez. Costumo dizer que metas e hábitos são como o cultivo de uma planta, passe para a próxima apenas quando a primeira estiver enraizada e fortalecida.
Separe os objetivos grandes
Defina metas que você consegue mensurar. Se o objetivo for muito grande, divida em objetivos menores e mais realistas. Muitas vezes, vale a pena focar mais na atividade do que no resultado. Por exemplo, se seu objetivo for emagrecer, inicie pela tarefa: estabeleça quantas vezes irá para a academia, como serão suas compras no supermercado e o planejamento. Não tenha pressa dos resultados surgirem prontamente. Emagrecer não é uma meta, é o resultado de pequenas metas. Fique atento!
Se seu objetivo for cuidar melhor da dieta, comece planejando corretamente as suas atividades rotineiras, como estabelecer os dias na semana para fazer as compras. Também pode fazer parte desse objetivo desinstalar os aplicativos de fast food, entre outros. Ao criar metas menores e mais realistas, fica mais fácil gerenciar essas atividades.
Identifique os sugadores da sua energia mental
Mantenha-se equilibrado emocionalmente neste novo ano. Observe o que prejudica sua disposição. É crucial estarmos bem e equilibrados com nossa saúde emocional neste início de ano. Não adianta ter metas se você não tem disposição para levantar da cama, então fique atento!
Será que o excesso de redes sociais não está te fazendo perder o foco e a atenção, além de gerar sensações de angústia e tristeza? Observe, portanto, os sugadores de energia mental, que podem ser companhias, estímulos diversos, como programas de televisão que te deixam mais nervoso, redes sociais, videogames, entre outros. Analise se há algum problema no uso dessas comunicações e busque o equilíbrio, evitando o excesso.
Gerencie seu tempo
É crucial aprimorar as habilidades de gestão do tempo para maximizar a eficiência. Aprender a dizer não e delegar fazem parte do gerenciamento. Não adianta se sobrecarregar e fazer tudo! Lembre-se de que cada escolha implica em uma renúncia, é impossível lidar com maestria com tudo. Portanto, planeje seu tempo e não se esqueça de incluir períodos de descanso.
Aprenda com os erros
Ao enfrentar obstáculos, é ideal observar os problemas de uma perspectiva externa. Analise os erros e os acertos como um cientista em seu laboratório. Ajuste sua abordagem e use cada situação como uma oportunidade de aprendizado. Aprenda com os erros e ajuste sua abordagem, usando essas experiências como trampolins para o sucesso futuro.
Pratique a autocompaixão
Seja gentil consigo mesmo. Pratique a autocompaixão em vez de se cobrar excessivamente. Aceite que todos enfrentam desafios e erros. Se você cometeu algum erro, lembre-se de que sempre há uma nova oportunidade para reconstruir. Evite ficar se culpando, pois isso não ajudará em nada.
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Priorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Reserve tempo para atividades que tragam satisfação pessoal e recarreguem suas energias, promovendo um estado mental mais saudável. É impossível ter paz mental sem momentos de descanso e recuperação de energia. Analise o que você gosta e como pode incluir essas atividades no seu dia a dia.
Aprenda técnicas de comunicação
Comunicar-se é uma arma poderosa e com ela conseguimos atingir nossos objetivos e estabelecer limites. Saber dizer não é uma das qualidades imprescindíveis. Aprimore suas habilidades de comunicação com técnicas não violentas, promovendo relacionamentos saudáveis e construtivos. Além disso, pratique o mindfulness para manter a atenção plena no presente, reduzindo o estresse e melhorando a clareza mental.
Ao incorporar essas estratégias mentais em sua vida cotidiana, você estará mais bem preparado para enfrentar os desafios que o ano novo trará.
Então, mãos à obra e feliz ano novo!