Publicidade

Seu sobrenome é cansaço?

O cansaço está associado a falta de descanso, noites mal dormidas, estresse e a uma dieta desequilibrada, pobre em vitamina C, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio, por exemplo

cansaço
? O cansaço se tornou um traço de personalidade nos dias de hoje? – Canva Pro/vkstudio

Ultimamente tenho notado algo nas descrições das “bios” do Instagram que está me chamado atenção: Muitas criaturas se descrevem dessa maneira no perfil: “João, empresário, geminiano, cansado” ou “Maria, dona de casa, amante de gatos, cansada”.

Publicidade

Já reparam isso? O cansaço se tornou um traço de personalidade nos dias de hoje?

Até pouco tempo atrás, o cansaço era algo a ser evitado, vencido ou mesmo negado. Eu mesmo, gaúcho, neto de italianos lembro da minha vó me “tirando” da cama 9 horas da manhã – horário limite – em pleno domingo porque, segundo ela, ficar na cama era coisa de gente preguiçosa. A preguiça e o cansaço eram proibidos!

Foi no século XIX que a fadiga virou inimiga do estado, pois com a industrialização e a necessidade de trabalhadores nas fábricas incansáveis, o cansaço poderia ser contra o avanço. Em 1900, o estudo da fadiga já estava com toda força, com laboratórios focados na pesquisa em toda a Europa e artigos acadêmicos sobre a nova ciência da ergografia – capacidade de trabalho – sendo publicados em revistas científicas. Estávamos na Primeira Guerra Mundial e os militares tinham ainda mais interesse nessas pesquisas pois precisavam que seus soldados estivessem com toda energia no fronte, assim como os trabalhadores fabricantes de armas e munições. Mais tarde, o foco da pesquisa militar mudou da fadiga física para a mental, à medida que um número crescente de tarefas – de pilotar aviões a operar radares – exigia um estado de alerta mental constante.

Hoje se sabe que cada indivíduo tem uma resposta diferente ao estresse constante, seja físico ou mental. Alguns são bem mais resistentes à fadiga, e os estudos atuais buscam através de estudo de imagens determinar se há algo diferente no cérebro delas, em comparação com as que não conseguem desempenhar bem quando privadas de sono.

Publicidade

O que todo mundo sabe é que o cansaço está associado a falta de descanso, noites mal dormidas, estresse e a uma dieta desequilibrada, pobre em vitamina C, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio, por exemplo, e nestes casos, a suplementação com estas vitaminas e minerais e remédios para dormir melhor, pode ser a solução para dar aquele ânimo. Acho importante esclarecer que o cansaço também pode ser resposta a alguma doença como o diabetes e até mesmo câncer, por isso não esqueça de fazer um check-up e de buscar ajuda de seu médico.

Mas, também existem algumas plantinhas que podem te dar uma ajuda na busca desse “up”. Essas plantinhas podem ser tomadas na forma de chá, mas como farmacêutico, sempre dou preferência ao uso de cápsulas de extrato seco das mesmas, pois além da quantidade de princípio ativo ser maior, conseguimos dosar essa quantidade o que gera mais eficácia, segurança e assertividade no tratamento.

Entre os fitoterápicos mais utilizados, os encontrados em farmácia de manipulação, podemos citar:

Publicidade

Bacopa monieri: Essa plantinha que é conhecida como um tônico ayurvédico que possui ação antioxidante, ajuda na melhora da memória, concentração e a capacidade intelectual, favorece a redução da ansiedade, reduz a hipertensão e auxilia a melhora da função respiratória nas situações de estresse.

O Bacopa melhora significativamente a capacidade de aprendizagem pois atua rapidamente (as primeiras melhorias cognitivas começam a ser observadas 90 minutos após a ingestão) e permitiu reduzir de 10 para 6 dias o tempo necessário à aprendizagem de uma tarefa complexa. Atua aumentando a síntese proteica no hipocampo, uma região do cérebro instrumental na memorização a longo prazo, consoante a dose ingerida. Segundo o prêmio Nobel Dr. Robert Furchgott, o Bacopa atua aumentando a produção de monóxido de azoto (NO), um mensageiro químico de importância vital. Em condições de stress associado à privação de sono, a administração de Bacopa permite reduzir as concentrações de glutamato e aumentar as de GABA nas diferentes zonas do cérebro. Os níveis de ansiedade são reduzidos em cerca de 20% e a fadiga mental é diminuída. Os níveis de serotonina (um neuromediador inibidor) são aumentados.

Quer saber mais sobre a Bacopa? Leia aqui: https://www.bonsfluidos.com.br/coluna-jamar-tejada/lapso-de-memoria-esquecimento-deu-branco-total-confira-quais-tratamentos-naturais-podem-ajudar-a-controlar-a-situacao.phtml

Publicidade

Rhodiola Rósea – É uma planta nativa da Sibéria ártica muito utilizada pela cultura da Europa oriental e asiática para melhorar a resistência física, a produtividade, a longevidade, fadiga, depressão, anemia, impotência e desordens do sistema nervoso. Ela contém compostos fenólicos estruturalmente relacionados com as catecolaminas, substâncias que atuam no SNC aumentando a habilidade de concentração e a capacidade física e mental. Assim, ajuda a diminuir os níveis de estresse e depressão, pois estimula a produção de determinados neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, além de inibir a MAO, aumentando a atividade desses neurotransmissores.

O seu uso também tem sido estudado na medicina esportiva, para estimular a utilização de ácidos graxos na produção de energia, aumentar a proteção antioxidante do organismo, além de melhorar o desempenho físico e a resistência do organismo.

Quer saber mais sobre a Rhodiola rósea? Leia aqui: https://www.bonsfluidos.com.br/coluna-jamar-tejada/apadtogenos-plantas-que-aumentam-a-nossa-resistencia-em-combate-ao-estresse.phtml

Publicidade

Ginseng coreano – Conhecido também como Panax ginseng, é originário da região da China, Manchúria e Coréia do Norte, sendo uma das plantas mais conhecidas pelos povos orientais e é utilizada há mais de 3000 anos. É indicado como estimulante do sistema nervoso central, possuindo ação moduladora. Estudos comprovam que aumenta a velocidade de raciocínio e diminui a fadiga por excesso de trabalho. O Ginseng também possui a propriedade de potencializar a insulina, atuando nos estados de hiperglicemia (alto teor de açúcar no sangue), como cardiotônico, antiarrítmico, para diminuir os níveis de colesterol e como afrodisíaco. O extrato de Panax ginseng é indicado para o tratamento dos sintomas associados à fadiga física e/ou mental e está presente em muitos suplementos, que também contêm vitaminas e minerais que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo e para combater o cansaço.

Quer saber mais sobre o Ginseng? Leia aqui:
https://www.bonsfluidos.com.br/coluna-jamar-tejada/lapso-de-memoria-esquecimento-deu-branco-total-confira-quais-tratamentos-naturais-podem-ajudar-a-controlar-a-situacao.phtml

Ginkgo biloba– As principais ações terapêuticas desta espécie estão centradas na atividade circulatória, antiagregante e antioxidante. Ele age sobre a circulação em vários níveis, melhorando a irrigação periférica, ativando o metabolismo celular e diminuindo o risco de trombose. O Ginkgo aumenta o desempenho da memória e capacidade de aprendizado, alivia sensações de fadiga, protege o corpo contra os radicais livres, melhora a compensação de distúrbios do equilíbrio e as funções cognitivas, tratamento microvarizes, úlceras varicosas, cansaço das pernas, artrite dos membros inferiores. Ainda auxilia a melhora do metabolismo cerebral e protege contra a deficiência de oxigênio. Trata a isquemia seja cerebral ou periférica. Desordens da memória, distúrbios de atenção e diminuição da capacidade auditiva.

Quer saber mais sobre o Ginkgo? Leia aqui: https://www.bonsfluidos.com.br/coluna-jamar-tejada/lapso-de-memoria-esquecimento-deu-branco-total-confira-quais-tratamentos-naturais-podem-ajudar-a-controlar-a-situacao.phtml

Guaraná – Esse fitoterápico tão popular no Brasil como energético natural é um poderoso antioxidante, que além de trazer saúde para a pele, previne a oxidação de células importantes para o organismo sendo muito conhecido pelo poder estimulante do sistema nervoso central, além de reduzir a fadiga.

Dentre as xantinas presentes no Guaraná, a cafeína é a que possui mais ação estimulante, promovendo para o indivíduo um estado de alerta, melhorando a assimilação de ideias e das atividades intelectuais, aumenta a resistência ao cansaço e proporciona uma sensação de bem-estar. O uso de Guaraná regula os níveis do glicogênio hepático e inibe a formação da enzima MAO que causa depressão. O guaraná proporciona aumento de energia, diminui fadiga e exaustão, é antioxidante, melhora concentração e possui ação energizante.

Essas foram algumas dicas de fitoterápicos que podem te ajudar na luta contra o esgotamento, mas jamais faça uso deles sem orientação de um profissional de saúde capacitado, ok?

Pois a busca pela solução do cansaço de hoje pode te levar a muita dor de cabeça amanhã. Fale sempre com um profissional!