Ícone do site

Ora-pro-nóbis, orai por nós! Planta é rica em proteínas e pode ser ingerida com a comida, no suco ou em cápsula

Published 26/01/2022

Ora-pro-nóbis é rica em proteínas e tem componentes anti-inflamatórios poderosos - Reprodução/ Alexandre Machado (@alexandrejbrj)

Vocês já ouviram falar em ora-pro-nóbis? Talvez já tenha ouvido falar nela com outros nomes como lobrobó, lobrodo, guaiapá, groselha-da-américa, cereja-de-barbados, cipó-santo, matavelha, trepadeira-limão, espinho-preto, jumbeba, espinho-de-santo-antônio e/ou rosa-madeira? Não? Como farmacêutico sempre recebo material técnico científico de tudo que é lançado no mercado farmacêutico, principalmente quando se diz respeito ao mercado natural, mas essa plantinha raramente aparecia nas prescrições médicas/nutricionistas, por isso nunca dei a devida atenção. De repente, ela se tornou o novo “hit” da fitoterapia.

Todo mundo só quer saber da “Ora”, a planta que aumenta a imunidade, que trata câncer… Pelo menos foi assim que ela foi apresentada a mim.

+++ Medicina Ortomolecular: medicina integrativa que busca equilíbrio entre corpo, mente e espírito

Mas, por que essa fama da ora-pro-nóbis?

Seu nome é curioso, ora-pro-nóbis significa “orai por nós”, o nome indígena é Mori ou Guaiapá (Tupi-Guarani) e significa “planta que produz frutos com muitos espinhos finos”. Atualmente é designada cientificamente por Pereskia aculeata Miller, o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha. A Ora é uma cactácea (cactos) que possui folhas verdadeiras e é uma hortaliça, pois é, uma hortaliça não convencional, fonte de inúmeros nutrientes minerais e orgânicos.

Em Minas Gerais, seu uso em determinadas regiões é bem popular e ela é muito apreciada na culinária. Aliás, descobri que com ela se preparam pratos com um amigo “mineirin”, vários pratos segundo ele, coisa que esse gaúcho que vos escreve nunca tinha ouvido falar.

 A ora-pro-nóbis produz também flores melíferas e frutos comestíveis, considerados importantes para alimentação de aves e mamíferos frugíveros (que comem frutas) onde estão presentes, naturalmente.

+++ Medo: quebre a frequência vibracional do seu, busque a razão dele e o enfrente

BENEFÍCIOS: anti-inflamatório, cicatrizante e muito mais

Assim como as folhas, os frutos também apresentam potencial para uso e consumo humano in natura. Popularmente, o uso medicinal é conhecido em algumas regiões do Brasil, e pesquisas científicas têm atestado o potencial das folhas como anti-inflamatórias, cicatrizantes, antitumorais e tripanocidas (que mata tripanossomos) e seus frutos como expectorante e antissifilítico.

Pensando na questão proteica, a ora-pro-nóbis é um dos alimentos mais indicados para a dieta de vegetarianos, funcionando como substituta da carne. Por isso, ela é popularmente chamada de “carne de pobre”, lembrando que as proteínas são fundamentais para a saúde dos músculos, ajudam na composição da pele, dos cabelos e são importantes para a imunidade.

Como fonte de fibras os nutrientes garantem saciedade e são importantes para o bom funcionamento do sistema digestivo, as fibras ajudam a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue (sendo indispensáveis para a dieta de diabéticos) e contribuem para a saúde do sistema circulatório.

Além de sua grande quantidade de proteínas, é indicada para o consumo como boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que auxiliam em vários processos. Como emoliente, no caso de recuperação de pele em queimaduras, na cicatrização de úlceras e na redução do colesterol e diabetes, tendo ação antinociceptiva (que anula ou reduz a percepção e transmissão de estímulos que causam dor).

A ora-pro-nóbis contém fitoesteróis, os esteroides β-sitosterol e estigmasterol, que juntamente com seus derivados exercem efeitos protetores contra algumas doenças crônicas, como arteriosclerose, câncer, úlcera e inflamações.

Uma mistura de fitoesteróis encontrados na dieta inibe o crescimento de células cancerígenas e reduz o tamanho dos tumores e a incidência de câncer de cólon, mama e próstata induzidos por agentes carcinógenos específicos. Além disso, esses esteroides, principalmente o β-sitosterol, inibem a proliferação celular e induzem a apoptose (morte celular programada) em linhagem de células de câncer de fígado, próstata, mama e de cólon, assim ora-pro-nóbis pode ser coadjuvante no tratamento e prevenção de canceres.

Estudos sugerem que não há participação das substâncias ativas na síntese ou liberação de serotonina, mas pode haver atuação direta do princípio ativo em seus receptores.

+++ Será que esse sintoma é sinal de câncer? Saiba quais desconfortos merecem maior atenção

CONTRAINDICAÇÕES?

Não existem relatos científicos quanto a sua utilização ser fonte de toxicidade. E não há contraindicações conhecidas ou descritas.

A dose recomendada é de 250mg de ora-pro-nóbis por dia, administrada duas vezes ao dia, dosagem que deve ser consultada, como sempre pelo seu médico, nutricionista e/ou farmacêutico.

Mas devo preparar com a comida ou consumir por cápsula?

Bom, talvez seja difícil de você encontrá-la na feira de sua cidade. As propriedades você vai encontrar nos dois tipos, seja nas cápsulas ou no prato, embora as cápsulas tenham a vantagem da qualidade e da praticidade, então procure na sua farmácia de manipulação.

Outra dica interessante é desidratar e triturar as folhas para fazer uma espécie de farinha nutritiva que pode ser usada no preparo de massas e bolos.

Agora, se você gosta de se atrever a masterchef, seguem duas receitas de pratos com a famosa ora-pro-nóbis ou então uma receita poderosa pros adoradores de sucos!

RECEITAS COM ORA-PRO-NÓBIS

Ora-pro-nóbis crocante

Lave as folhas e as tempere com sal, pimenta e um pouquinho de azeite. Coloque-as em uma frigideira bem quente.  Após dois minutos, basta virar as folhas e esperar esse tempo novamente. O resultado é crocante e bem saboroso.

Sopa Mineira com Ora-pro-nóbis

Ingredientes (2 porções)
1 coxa de frango (pode substituir por peito de frango)
1 colher (sopa) de cebola picadinha
1 colher (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de quiabo picadinho (pode substituir por vagem, ervilha torta)
3 colheres de sopa de abobrinha em cubinhos (pode substituir por abóbora, moranga, berinjela, jiló)
½ xícara de folhas de couve ou taioba, ou espinafre, ou ora-pro-nóbis (folha mineira rica em proteína)
2 xícaras de água
1 ramo de salsinha

Modo de preparo:

Doure o frango em um fio de azeite e uma pitada de sal, junte a água e deixe cozinhar com a panela tampada até soltar do osso (se for preciso junte mais água). Coe o caldo, desfie a carne. Reserve.

Doure a cebola em azeite, junte o frango desfiado, o quiabo e a abobrinha. Refogue. Junte a água em que cozinhou o frango e um ramo de salsinha e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte a ora-pro-nóbis, tampe a panela, apague o fogo e deixe descansar 5 minutos antes de servir.

Suco com ora-pro-nóbis

Lave bem 10 folhas de ora-pro-nóbis, de preferência do mesmo tamanho. Coloque-as dentro de um liquidificador, adicione o suco de um limão, uma laranja descascada, sem sementes e cortada em partes. Se preferir adicione apenas metade do suco de um limão e acrescente a 150ml de água gelada.

Bata até que as folhas fiquem totalmente trituradas. Se preferir, ao invés de limão e/ou laranja você pode usar uma fatia grossa de abacaxi e adicionar folhas de hortelã a gosto.

Quer fazer um suco mais “power” detox?

Junto as folhas de ora-pro-nóbis com suco de um limão ou a uma fatia de abacaxi e adicione uma folha de couve, lascas de gengibre cru ou então uma colher de chá de gengibre em pó. Se ainda quiser melhorar o poder antioxidante adicione meia colher de chá de cúrcuma e gotas de propólis. 

Sirva gelado sem coar e, de preferência, sem adoçar. 

Espero que goste e que tire proveito dessa maravilha! Saúde!


Todas as quartas-feiras temos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo… Daquele jeito que nós amamos!

Instagram: @Tejard

Contato: (11) 3063-1333

Sair da versão mobile