Testeira

Evoluir: autoconhecimento é a chave para o processo de crescimento mental, espiritual e físico

Na coluna desta semana, Jamar Tejada refletiu sobre seu processo evolutivo e dissertou sobre a importância de se conhecer para entender seus caminhos, enfrentar suas dificuldades e crescer em todos os sentidos

JAMAR TEJADA Publicado quarta 16 junho, 2021

Na coluna desta semana, Jamar Tejada refletiu sobre seu processo evolutivo e dissertou sobre a importância de se conhecer para entender seus caminhos, enfrentar suas dificuldades e crescer em todos os sentidos
Jamar Tejada refletiu sobre a capacidade do ser humano de evoluir e melhorar a si mesmo - Pexels

Levo uma vida agitada -- estar acelerado deixou de ser uma definição de momento para se tornar um traço de minha personalidade. Tento desacelerar, mas quando foco para que isso realmente ocorra na prática, sinto como se estivesse me auto-sabotando.

Porque andar em marcha reduzida se você sabe que seu carro que foi projetado para correr? Porque tratar como cavalo de força um cavalo que nasceu para corrida? Será que quando impomos algo contra nossa natureza não estamos bloqueando ou atrasando nosso crescimento?

O primeiro passo para esse "crescer" é saber reconhecer quem realmente somos e qual nosso verdadeiro papel dentro de uma escala evolutiva, tarefa difícil, mas imprescindível. Talvez esse reconhecimento seja um dos nossos vários propósitos de vida. Quantas vezes já lhe perguntaram como você se vê no futuro e você não soube responder? Como você saberá o que será, se você não sabe hoje nem quem é?! 

+++ DEPRESSÃO: precisamos falar sobre isso

Infância x medo

Tenho lembranças de muitos momentos da minha infância, era um menino muito medroso. Morria de medo das estórias de lobisomem que minha vó contava, à noite no quarto me enfiava debaixo do edredom mais grosso possível e ficava ali respirando devagarinho, para não chamar atenção do lobisomem que, de acordo com minha vó, ficava perambulando todas as noites ao lado de fora da casa.

O calor debaixo daquelas cobertas era insuportável. Tomava um fôlego de coragem e levantava uma pequena aba do cobertor para entrar um ventinho, aquele ventinho era sagrado! E assim passava a noite, rezando para afastar o mal, tentando ludibriar minha mente de que ali não existiam monstros -- mas como não se minha vó falava que sim?!

+++ Relógio biológico: ajuste seus ponteiros para viver com saúde

Vida adulta x medo

Passaram alguns anos e hoje sou o tipo de cara que encara os medos, sou daqueles que quando desconfio que tem ladrão na casa, pego o primeiro objeto que vejo pela frente, seja uma caneta, lápis, o que for e vou atrás do perigo! Não consigo dormir se não enfrentar meus medos! Bom, não superei ainda todos, não tenho mais medo de lobisomem, mas sim de E.T.! Aliás, nem vou escrever sobre esse medo, porque agora é tarde da noite e não vou conseguir dormir!

Fato é que para me tornar esse cara que enfrenta ladrão, armado com uma caneta na mão, passei por experiências na vida nada fáceis. Teve uma época, por exemplo, que trabalhei como modelo no exterior onde a cada semana dormia num endereço diferente, num país diferente, com pessoas que mal conseguia me comunicar, o lobisomem lá da casa da minha vó era fichinha perto do perigo que eu me expunha todos os dias. Esse foi apenas um dos lobisomens que atravessaram meu caminho para eu me tornar o cara que aqui vos escreve!

+++ A busca eterna pelo equilíbrio! Entenda o poder da homeostase para o envelhecimento saudável do organismo

Experiências são a chave da nossa evolução

Poderia hoje ainda me ver como aquele menino medroso, ou posso me reconhecer como um cara valente que enfrenta o mundo. A percepção de quem somos é exclusivamente sua, fraco ou forte, medroso ou valente, preguiçoso ou ativo, inteligente ou burro, esperto ou tolo, confiável ou indeciso. Você escolhe a personalidade desse indivíduo que chamamos de “EU”.

Grande parte dos valores que geram nossos pensamentos nos foram entregues de forma adestrada e fomos forçados a aceitar, logo temos dificuldades para interpretar corretamente os retornos que recebemos, você é quem você julga ser e não o que os outros acreditam que você seja, até porque quem vive sua vida é você mesmo, não é? Embora muitas vezes você não se escute, ninguém melhor do que você para conhecer a criatura que habita aí dentro!

As experiências são impostas em nossas vidas nos impulsionando para o crescimento moral e espiritual, mas não adianta em nada você passar por dificuldades se não souber delas tirar uma lição. As dificuldades existem como prova final para esse crescer. Atravessou o problema? Resolvendo ou não, dele você teve uma lição, pelo menos assim deveria ser!  

+++ Leite: mocinho ou bandido? Descubra o lado bom e ruim do consumo deste alimento

Talvez hoje esse seu jeito meio seco de ser, essa sua forma rápida de fazer as coisas, essa sua cara fechada, esse seu descompromisso com a vida, até mesmo sua redução de horário de sono sejam respostas de seu processo evolutivo. Você não precisa ser sempre bonzinho, dormir 8h, almoçar e jantar no horário certo e estar sempre com sorriso no rosto, não! E está tudo bem!  

Respeitar sua essência no hoje é o melhor remédio que você poderia receitar ao seu ser

Você merece paz e a paz está em reconhecer quem se é, não impondo situações que forcem uma mudança nessa nova persona que existe hoje aí. Claro que devemos saber limitar essas mudanças, perceber até que ponto esse “novo eu” é positivo para sua vida e corrigir as falhas que nos atrapalham.

Pode ser que hoje, por exemplo, suas experiências de vida tenham te tornado, como citei anteriormente, uma pessoa acelerada demais. Isso pode ser muito positivo, você se tornou mais pró-ativo, mais finalizador, mais confiante, mas também pode ser que você não saiba desacelerar. E esse seu novo "eu" está te deixando com insônia, ansioso e até depressivo.

+++ Homeopatia: saiba como esta ciência poderosa atua curando e ajudando no tratamento de doenças

Até mesmo quem passou por experiências que o aproximaram da  fé, que vê na oração seu novo apoio, se passar o dia inteiro orando no quarto, deixará de viver a vida lá fora! Você precisa observar os sinais, é preciso equilíbrio para tudo! O processo de evolução de nossa  essência é um desafio diário e essa evolução se dá em nossa mente, em nossos valores mentais, em quem acreditamos ser! Esses valores geram pensamentos, palavras e atitudes que moldam o nosso EU. Por isso cuide-se, siga sua intuição, corte o foco no negativo e desperte!

Já reparou no ACORDAR? A + COR + DAR, a cor que dará sentido para nossas vidas! Precisamos catalogar nossas emoções, saber interpretá-las, enfrentar os desafios da vida com coragem e a confiança de que seremos de qualquer forma vencedores, perdendo ou não a batalha. Acrescer nossa vida com valores que agreguem positividade e respeitem a nossa singularidade é primordial. Escute sua voz interior e respeite seus limites, só assim evoluímos e garantimos a manutenção de nossa saúde física, mental, espiritual e viveremos em paz com o ser que temos maior responsabilidade em nossas vidas, nós mesmos! 

JAMAR TEJADA


Todas as quartas-feiras temos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo... Daquele jeito que nós amamos!

Instagram: @Tejard

Contato: (11) 3063-1333

ACESSEM OUTROS TEXTOS QUE JÁ FORAM AO AR:

+++ Regra simples de educação: A criança que se alimenta bem hoje é o adulto com saúde amanhã!

+++ A idade chega para todos! 10 regras básicas para desacelerar o envelhecimento

 


 

Último acesso: 25 Sep 2021 - 12:28:16 (1045155).