Testeira

Egoísmo: até que ponto essa personalidade pode interferir na sua saúde e quais os passos para a mudança

Egoísmo, depressão e ansiedade estão relacionados e, na coluna desta semana, Jamar Tejada explica o motivo

JAMAR TEJADA Publicado quarta 24 novembro, 2021

Egoísmo, depressão e ansiedade estão relacionados e, na coluna desta semana, Jamar Tejada explica o motivo
Egoísmo e depressão: qual a relação entre os dois? Entenda! - Freepik/ Racool_studio

Egoísta! Tratai-vos! Você é egoísta? Difícil se reconhecer, até porque jamais um egoísta faria essa autoavaliação. Egoístas só aceitam críticas se essas vierem a favor da sua promoção e... Autocríticas? Desculpe, essas não são bem vindas.  

O egoísta só cuida dele mesmo, pode-se dizer que é alguém desprovido de consideração pelo egoísmo dos outros. Não estou dizendo que egoístas não ajudem ao próximo, claro que ajudam! Desde que isso traga algum benefício no fim!

+++ Jejum intermitente e dietas restritivas, no que se baseiam? Entenda o conceito da AUTOFAGIA!

O QUE, FATO, É O EGOÍSMO E COMO SURGE A PESSOA EGOÍSTA?

Também não podemos misturar as coisas, existem atitudes egoístas e existem pessoas egoístas. Quando essas atitudes passam a ser cada vez mais frequentes, até tomarem conta de todo seu ser, eis que ele nasce: o egoísta. Ou você pode ter nascido com uma personalidade individualista ou ainda a maneira com que foi criado também pode ser tendenciosa a essa personalidade. Filhos únicos ou caçulas numa família com muitos irmãos correm mais esse risco, mas isso não é uma regra.

O egoísmo também pode ser despertado por situações ou momentos que estejamos atravessando, veja, por exemplo, a pandemia do Covid, que quando começou todos acreditavam ser o despertar de uma nova era, a era da empatia na humanidade. Passados dois anos, o que percebo é que além de tristeza essa doença gerou uma onda de individualismo baseado no salve-se quem puder!  

Com certeza você começou a ler esse texto porque lembrou de alguém que se encaixa nesses padrões, talvez seja aquele seu colega de trabalho que divide todos seus problemas conjugais, familiares e financeiros, mas sequer lhe pergunta sobre sua mãe hospitalizada, sobre seu término de namoro ou sobre o resultado do exame médico que estava te deixando tão preocupado. Ele pode ter interesse na sua vida, mas estranhamente esse interesse apareceu no mesmo dia que precisa do seu “ok” para a troca das datas de férias que ele está precisando. Você também está precisando? Bom, com certeza ele precisa mais e ponto final!

+++ Geleia real: propriedades medicinais afrodisíacas, rejuvenescedoras, fortificantes e mais; conheça o produto poderoso

EGOÍSMO X AUTOESTIMA: semelhanças e diferenças

Egoísmo e autoestima estão bem relacionados, mas não necessariamente são a mesma coisa. O egoísta tem uma grande admiração por si mesmo, é narcisista. Já os abençoados com autoestima têm consciência realista de si, das suas falhas, das suas virtudes e, acima de tudo, têm empatia com seus semelhantes.

O egoísta vê apenas a sua verdade e é incapaz de ver além de suas crenças, já a criatura com autoestima analisa os pontos que diferem do seu, não é só o seu que tem valia. Não estou dizendo que o egoísta não possa vir a ajudar o próximo, ele pode, ainda mais quando ele prova aquele gostinho incrível que é o de fazer o bem para alguém, aquela sensação de bondade, de dever cumprido. Mas se essa ajuda ao próximo só existe se tiver um selfie, onde toda boa ação é registrada para mostrar aos seguidores o quanto você é bom, gerando “likes” e mais seguidores ou então para preencher uma lacuna vazia ali dentro do seu ser, será que é uma empatia autêntica?

EGOÍSMO E DOENÇAS MENTAIS

Lutar contra o egoísmo e contra os egoístas que o cercam deve ser um fator de prevenção e de tratamento das doenças mentais que podem ser desenvolvidas por causa desse traço.

Egoístas podem desenvolver depressão, não todas, depressão gerada pela frustração de não serem amadas como acreditam que deveriam ser. Para o egoísta, toda a fonte de amor do outro deveria ser orientada única e exclusivamente a ele, embora nunca pareça ser o bastante, já dizia Oscar Wilde: “Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos”.

Os egoístas geralmente se mostram carentes, dependentes e extremamente ciumentos ao seu parceiro e as pessoas com relação mais próxima, como por exemplo seus maiores amigos. Essas características de insegurança são só mostradas àqueles mais próximos. As pessoas em que ele confia, a plateia de fora, o vê como um ser totalmente dependente e forte, sua fraqueza não é exposta, se for, é proposital, tem um objetivo final. É claro que todo esse esforço para esconder as máscaras acaba gerando em si um quadro de ansiedade e depressão, então não se deve tratar apenas essas doenças, frutos dessa personalidade, devemos tratar acima de tudo essa sua personalidade, a fonte.

+++ O que é metabolismo e como ele atua ao longo da vida, incluindo na velhice? Diminui ou aumenta? Entenda!

Como os florais ajudam no desenvolvimento da consciência humana e ajudam na mudança desse padrão?

O primeiro passo para a "cura do egoísmo" ou, pelo menos, para aliviar os sintomas desse é a autoanálise, o reconhecimento de suas atitudes, o que é um tanto difícil. Obviamente, uma terapia cairia muito bem, assim como a ajuda dos florais, seja de Bach, Minas, Alaska ou Saint Germain.

Os florais contêm energias de alta potência vibratória, extraídas de flores, que ajudam no desenvolvimento da consciência humana, harmonizam os campos mentais, emocionais e efetuam a conexão com o Eu Superior, a consciência maior trazendo o equilíbrio de emoções e sentimentos negativos como raiva, tristeza, ansiedade, ciúmes, baixa autoestima, entre vários outros.  

Outra forma de buscar resistir a ele e cultivar o altruísmo. Sempre tem alguém aí do seu lado que precisa de ajuda, seja uma palavra de conforto, de ânimo, seja alguma comida, remédio, roupa, ou incentivo espiritual. Ajude-a. Tome a iniciativa de sair da sua zona de conforto, do foco do seu umbigo. Isto é saúde e cura para sua mente e para seu corpo. Fazer o bem ao próximo de forma desinteressada, sem conflito de interesse, dá sentido positivo à existência. Já dizia Jesus Cristo que há mais felicidade em dar do que receber. 

Lutar contra seu egoísmo é lutar pela vida que vale à pena viver. Saia desse pensamento doentio que te coloca como centro do mundo, um mundo fechado em muros que te isolam das oportunidades que a vida pode lhe oferecer e entenda que o seu verdadeiro valor está no sentido pelo qual se libertou do seu ego.


Todas as quartas-feiras temos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo... Daquele jeito que nós amamos!

Instagram: @Tejard

Contato: (11) 3063-1333

 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 02:38:09 (1046143).