Testeira

Conheça o farmacêutico naturopata Jamar Tejada; novo colunista da Bons Fluidos!

Todas as quartas-feiras o especialista trará novos conteúdos sobre saúde para o site!

Jamar Tejada Publicado quarta 19 agosto, 2020

Todas as quartas-feiras o especialista trará novos conteúdos sobre saúde para o site!
Jamar Tejada, farmacêutico naturopata - Instagram/ @tejard

"Quando fui convidado para ser colunista da Bons Fluidos, primeiramente fiquei muito feliz e confesso que, um tanto orgulhoso. Afinal é uma revista de referência que acompanho há muitos anos, mas também fiquei um tanto preocupado. Como os leitores da mais lida revista de bem estar e vida saudável vão encarar o fato de um farmacêutico, profissional visto como o mestre das drogas, estar na revista mais #wellnessstyle do país? 

Bom, não há outra forma para que vocês encarem isso que não seja apresentando essa criatura que vos escreve e quebrando paradigmas! Muito prazer, me chamo Jamar Tejada Dziedzinski, farmacêutico naturopata, mais conhecido como Tejard. De cara já quebro certo preconceito de que todo farmacêutico deve estar dentro e/ou amar uma drogaria, eu sou do tipo que ama um matinho. #soudesses.

Não posso ver uma planta que já saio cheirando, tento descobrir o nome, pra que serve... Isso quando não tento levar uma muda pra casa, coisa que aprendi com minha falecida vó, mexendo na terra de pés descalços, lá no interior do Rio Grande do Sul, na época de guri. 

Entrei na faculdade de Farmácia muito cedo, aos 16 anos, sem saber direito o que era ser um farmacêutico, a única coisa que entendia era de skate (nem tão bem assim) e achava que o curso deveria ser um eterno brincar de “Laboratório de Química Experimental”, um jogo que a geração de hoje nunca ouviu falar, que acompanhava um manual técnico que te ensinava as mais mirabolantes experiências científicas.

Quando tinha meus 8 anos achava esse jogo mágico, mas utilizava o kit de experiências dele para criar as minhas próprias e quem sofria com essas poções criadas por mim, misturas de iodetos, sulfetos, etc do kit do jogo com catchup, mostarda, vinagre, detergente e o que eu mais encontrasse pela frente eram as formigas: as minhas cobaias. Para a minha decepção a faculdade de Farmácia não era tão divertida assim, foram noites e mais noites debruçado sobre livros de Química Orgânica, Inorgânica, Qualitativa, Quantitativa e Bioquímica e ali o menino bruxo das poções mata-formigas foi entendendo que toda matéria é uma relação química e biológica. Infelizmente, só muito mais velho fui entender que a matéria não é uma simples junção de relação química e biológica, mas uma resposta de uma reação de uma relação energética, a qual está tudo está interligado. 

Como me tornei o farmacêutico naturopata que sou hoje?

Foram três fases para me tornar o profissional farmacêutico naturopata que sou como eu mesmo me intitulo: a FASE I do menino das poções, a FASE II do farmacêutico amante de química e biologia e a FASE III, nível HARD e atual, do farmacêutico das relações energéticas. Essa terceira fase foi descoberta por mim bem depois de formado e foi testada “in vivo”. Teve uma época que larguei a carreira e atuação como farmacêutico para encarar a carreira como modelo. Duas profissões um tanto opostas, mas se não fosse pela segunda, jamais me tornaria o profissional naturopata que sou hoje.

Sofria com muita rinite e sinusite, alérgico total a mofo e poeira e digamos que Paris, cidade velha e úmida, não é a cidade mais conveniente para um ser alérgico residir, mas é a cidade passaporte obrigatório para todo modelo que segue uma carreira internacional e lá fui parar e não teve outra: a crise alérgica bateu forte. Também pudera, a agência de modelos me colocou em um apartamento onde residiam dois gatos gordos que dormiam na cama que deveria ser só minha e esse compartilhamento, por mais amante de animais que eu seja, não foi bem sucedido.

No segundo dia, já visitei não o Louvre, mas um hospital parisiense. Já esperava que o médico me prescrevesse uma receita de antibiótico e corticóide (a crise estava péssima), mas para meu espanto sai com uma receita homeopática. Pensei: “Será que esse médico é espírita?” Era a ideia que eu tinha da homeopatia: que as bolinhas de açúcar prescritas por um médium na casa espírita que funcionavam com base na fé.

Para minha surpresa, as bolinhas surtiram efeito mesmo eu não rezando e dias depois já podia compartilhar o quarto com os gatos, mas não a cama, não vamos exagerar! E foi aí, testando in vivo que fui atrás colocar em prática essa ciência incrível que é a homeopatia. Mesmo já tendo estudado e feito até pós-graduação na área, não acreditava, ou melhor, acreditava que para dar certo tinha que se acreditar. E para esses que leem essa coluna e ainda têm dúvida sobre o tratamento homeopático, quebro sua crença com outra dúvida: se até um animalzinho pode ser curado com homeopatia, será que só funciona realmente com fé? Eu pelo menos nunca vi um cachorro, gato ou periquito orando!

É por isso que me sinto tão feliz em ter a oportunidade de estar nessa revista. Me sinto em casa, escrevendo não para quaisquer leitores, mas para criaturas que compreendem que saúde está muito além de uma prescrição médica ou de tomar um suco verde pela manhã em jejum. Saúde é o resultado do equilíbrio entre o ser biológico e o ser energético que somos e é essa minha pretensão aqui, tentar fazer você entender que essa força energética existe e é o que comanda tudo e que podemos através das plantas, florais, homeopatia e outras terapias naturalistas chegar a essa homeostase de forma mais segura e íntegra, respeitando o tempo e a crença de cada um.

Somos seres mutáveis em constante variação energética e temos como objetivo de vida a busca de nossa felicidade. A saúde é apenas mais uma ferramenta, primordial, para cumprirmos esse propósito de forma mais rápida.

De coração, espero poder te ajudar nesse caminho de encontro consigo mesmo, levando a ti o que aprendi e aprendo todos os dias do meu trajeto! Espero fazer parte de sua rotina de leitura e que gostem e tirem proveito dessa criatura de Deus! 

Um grande abraço,
Jamar ou Tejard, como preferirem".


Todas as quartas-feiras teremos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo... Daquele jeito que nós amamos!

Fique de olho!

Instagram: @Tejard

Último acesso: 25 Nov 2020 - 05:15:57 (1043268).