Ícone do site

Cinco plantas medicinais utilizadas por nossas avós que nunca saem de moda

Published 27/12/2024
plantas-medicinais

Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse nas plantas medicinais que nossas avós utilizavam, refletindo uma tendência na busca por tratamentos mais naturais e sustentáveis - Canva Equipes/Mykola Lunov

Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse nas plantas medicinais que nossas avós utilizavam, refletindo uma tendência na busca por tratamentos mais naturais e sustentáveis, é cult ser natureba! As pessoas estão se afastando dos medicamentos sintéticos e dos efeitos colaterais e se voltando para as ervas e plantas estão há séculos em diversas culturas. Essa redescoberta surge não apenas pela curiosidade sobre práticas tradicionais, mas também pela necessidade de abordagens holísticas que considerem bem-estar físico, emocional e espiritual. Aliás o simples preparo de um chá ou infusão já é um momento de meditação que nos coloca no eixo!

Abaixo seguem cinco plantinhas que fizeram parte da minha história, em especial a arruda! Vamos lá!

Erva-doce (Foeniculum vulgare)

Hortelã (Mentha piperita)

Cavalinha (Equisetum arvense)

Tanchagem (Plantago major)

Arruda (Ruta graveolens)

As plantas medicinais são valiosas e se aliam na promoção da saúde, conforme as práticas antigas de nossas avós e passada de geração em geração. No entanto, é crucial que um profissional de saúde oriente o uso de quaisquer plantas medicinais, especialmente em casos de condições médicas pré-existentes ou uso concomitante de medicamentos. O conhecimento sobre suas propriedades, modos de uso e precauções possibilita um uso consciente e seguro dessas riquezas da natureza!

Sair da versão mobile