Cinco maneiras de manter a energia lá em cima para o Carnaval sem usar estimulantes artificiais
Ervas adaptógenas, shots naturais e estratégias para curtir a folia sem fadiga e com disposição de sobra

Ervas adaptógenas, shots naturais e estratégias para curtir a folia sem fadiga e com disposição de sobra
Carnaval é sinônimo de festa, dança, maratonas de blocos e desfiles que podem durar dias. Mas para quem quer aproveitar a folia ao máximo, sem precisar recorrer à bebidas energéticas cheias de açúcar e cafeína, existem algumas alternativas naturais. O farmacêutico naturopata e nosso colunista, Jamar Tejada, ensina cinco maneiras naturais, simples e práticas. Confira:
Segundo o especialista, as ervas adaptógenas são ótimas estratégias para manter a vitalidade e evitar a exaustão. “Essas ervas equilibram o organismo e aumentam a resistência ao estresse físico e mental. O guaraná em pó, por exemplo, é um excelente estimulante natural. Enquanto a rhodiola rosea e o ginseng siberiano ajudam a combater a fadiga sem causar o efeito rebote das bebidas energéticas comerciais”, explica.
Outra dica do especialista são os famosos shots naturais. Você pode fazê-los em casa, primeiramente, e consumir antes de sair para curtir o Carnaval. “Uma mistura potente para energia inclui gengibre, cúrcuma, pimenta caiena e limão. Esses ingredientes ativam o metabolismo, melhoram a circulação e aumentam a disposição”, sugere.
Receita rápida de shot energético natural: Misture uma colher (chá) de gengibre ralado, uma colher (chá) de cúrcuma em pó, uma pitada de pimenta caiena, suco de meio limão e 50 ml de água de coco ou chá verde gelado. Beba antes de cair na folia.
A dica do especialista é evitar comidas pesadas e ultraprocessadas, que podem dar aquela sensação de preguiça e estufamento. Em vez disso, aposte na banana com pasta de amendoim – que fornece energia de liberação gradual – e chia com aveia que ajudam a manter a disposição por mais tempo.
Para quem quer acordar bem no dia seguinte e evitar o cansaço extremo, a chave está na hidratação e na reposição de eletrólitos. “A água de coco é excelente para repor minerais perdidos no suor e combater a desidratação. Além disso, sucos naturais ricos em antioxidantes, como suco de açaí ou beterraba com laranja, ajudam na recuperação muscular e evitam aquela sensação de corpo moído no dia seguinte”, indica.
Por fim, depois da folia, um descanso de qualidade é essencial. “Chás como camomila e maracujá ajudam a acalmar o sistema nervoso e a melhorar o sono. Quem tem dificuldade para desacelerar pode apostar na melatonina natural presente no suco de cereja ou até mesmo em um banho morno com óleo essencial de lavanda”, conclui.
*Matéria feita em parceria com Mayra Barreto Cinel – Comunicação