Testeira
  coluna-jamar-tejada   / Saúde em primeiro lugar

CELULITES: por que aparecem? Como minimizá-las de forma natural? Cúrcuma e óleo de coco podem auxiliar!

Na coluna desta semana, Jamar Tejada aborda o tema que causa medo em muitas mulheres -- e homens: a celulite; Confira

JAMAR TEJADA Publicado quarta 14 outubro, 2020

Na coluna desta semana, Jamar Tejada aborda o tema que causa medo em muitas mulheres -- e homens: a celulite; Confira
Cúrcuma é um tempero que pode ser usado no combate às celulites - Freepik

CELULITE, com certeza, é uma palavra sinônima de terror, principalmente para as mulheres -- mas não pense que são apenas elas que sofrem, nós homens também!

Embora a grande maioria acredite que a cura ou melhora para esse mal aconteça com a simples aplicação de um caríssimo creme anti-celulite ou então com uma rotina intensa de exercícios, a resposta positiva só acontece associando todos os fatores e mais um pouco. Toda ajuda é bem vinda, a começar por uma dieta balanceada.

Não quero escrever mais um texto chato científico sobre a celulite, até porque quem sofre com ela, sabe muito bem a causa: hábitos de vida inadequados, dieta ruim e sedentarismo -- nem vamos entrar na questão genética... Mas para eliminá-la você precisa, primeiramente, entender o processo, então vou tentar te explicar de maneira bem simples, respondendo a duas questões básicas:

Onde ela fica?

Nas células de gordura (adipócitos) abaixo das duas camadas superficiais da pele, epiderme e derme. 

E como ocorre?

Por causa de todos os erros citados acima, os adipócitos acabam retendo toxinas e água, ficando maiores. Com esse aumento de tamanho afetam outras estruturas próximas, como os vasos sanguíneos. Vasos apertados resultam em menor circulação, consequentemente em menos oxigenação, assim como menor quantidade de nutrientes chegando à região. Resultado? Acúmulo de toxinas, resultando em inflamação!

Para piorar ainda mais a situação, a ação de hormônios, como o estrogênio, favorece ainda mais o acúmulo de líquidos entre as células de gordura, deformando e deixando ainda mais irregular a pele.

Para finalizar a história, as fibras de sustentação que conectam a epiderme e a derme a uma camada mais profunda de músculos se enrijecem, impedindo a flexibilidade. Isso puxa a pele para baixo, resultando naquele aspecto de casca de laranja.

Mas porquê os homens sofrem menos com a celulite?

Basicamente, pelo fato de não sofrerem grandes variações hormonais.

Além disso, a camada de gordura embaixo da pele é mais fina; a anatomia das fibras que ligam pele e músculos também são diferentes das mulheres, não são tão verticais, o que dificulta o aparecimento das depressões. Mesmo assim muitos sofrem com o problema também. Celulite não é uma característica exclusivamente feminina!  

Mas o que fazer?

Água em abundância!

Se o corpo não consumir água, o organismo dificulta a saída de toxinas e acaba se alimentando dessas, resultando em corpo inflamado e ácido: terra fértil para a celulite! Dê preferência ao consumo de água alcalina, com PH maior que 7.

Combater radicais livres

Aqueles radicais livres que vêm de fora para dentro, ou seja, os que são consumidos principalmente na alimentação com grotóxicos, contêm metais pesados. Esses metais, como o mercúrio e o chumbo, causam danos irreversíveis à nossa saúde e contribuem para a formação da celulite, entre tantos outros problemas. Entre tantas opções, aposte então em vegetais verdes, limão, laranja, melancia, uvas, chá verde, chá preto, castanhas e melão! 

PARA TEMPERAR

Cúrcuma: O tempero pode ser acrescentado até nos shakes de frutas ou unido a suplementos alimentares. Ele tem ação termogênica e acelera o metabolismo, evitando a formação dos nódulos. 

ÓLEO PARA USAR

Óleo de coco: Tem ação direta no tratamento dos nódulos da celulite, mas as versões em capsulas manipuladas e suplementos são a melhor opção, já que assim o corpo absorve melhor as propriedades.

CREME POTENTE

Nem tão novo no mercado, mas ainda um dos mais eficientes, o creme encontrado em farmácias de manipulação com o extrato de uma planta carnívora chamada Sundew (Drosera Ramentacea), apresenta propriedades anti-inflamatórias que ajudam a eliminar toxinas e a acelerar o metabolismo, promovendo a queima de gordura e o fim da celulite. Na porcentagem adequada, a planta proporciona a redução de até 12% da gordura localizada em um mês, conferindo um aspecto mais homogêneo à pele.

CÁPSULAS ANTIOXIDANTES

Existem várias cápsulas antioxidantes que têm papel fundamental nessa batalha, porém uma chama a atenção, a cápsula derivada do melão de Cantaloupe, também adquirida em farmácia de manipulação. É rica em superóxido desmutase (SOD) e outros poderosos antioxidantes, o que faz com que reponha e estimule a produção de antioxidantes pelo organismo, combatendo radicais livres, diminuindo a inflamação e a fibrose e estimulando a lipólise (quebra de gordura), ações fundamentais na diminuição da celulite. 

ALIMENTOS PROPIBIDOS

Farinhas refinadas, gorduras trans, doces em geral, refrigerantes e sucos industrializados. 

Enfim, a cada dia a ciência nos traz novos aliados no combate à celulite mas está longe o dia que um simples creme ou cápsula terão esse poder milagroso, embora tenham resultados bem positivos. 

A combinação com dieta e exercício é fundamental! Não tenha a celulite como objetivo principal, mas sim, a saúde. E, claro, não fique só na palavra, o resultado só vem com a prática!

Jamar Tejada


Todas as quartas-feiras teremos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo... Daquele jeito que nós amamos!

ACESSEM OUTROS TEXTOS QUE JÁ FORAM AO AR:

+++ Homeopatia no tratamento antirrugas? Sim! A terapia reequilibra os minerais no organismo e atenua sinais do envelhecimento

+++ Probióticos podem combater do mau hálito ao câncer

Instagram: @Tejard

Contato: (11) 3063-1333

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jamar Tejada (@tejard) em

Último acesso: 25 Nov 2020 - 05:20:52 (1043610).