Testeira

Camomila - muito mais que uma simples flor; seus benefícios para o organismo são inúmeros

Na coluna desta semana, Jamar Tejada fala sobre as propriedades da tão famosa 'camomila'

JAMAR TEJADA Publicado quarta 11 novembro, 2020

Na coluna desta semana, Jamar Tejada fala sobre as propriedades da tão famosa 'camomila'
Muito mais do que uma flor, a Camomila é uma planta com alta atividade terapêutica; Jamar Tejada exiplica o motivo! - Freepik

Se me perguntarem quais são as três plantas que, como farmacêutico naturopata, sou fã, não terei dúvidas para responder. As escolhidas por mim são: o chá verde, a melissa e a camomila! Uma delas sempre tenho na minha cozinha, mas é sobre essa última com mil e uma utilidades que você vai aprender um pouquinho.

A camomila é aquela plantinha que é quase impossível você não ter ouvido falar ou até mesmo bebido uma infusão "para dormir melhor" -- Infusão mesmo. Não chá, porque chá como todos sabem (não é?) só vale quando é prepada a infusão com o chá verde! 

Segundo crendices populares, o nome “camomila” foi acidental. Diz a lenda que uma camponesa chamada Mila, de Ohio/Estados Unidos, a descobriu em meados de 1840 e que a comercializava na porteira da sua fazenda. Como não existiam campainhas naquela época, os amantes da erva gritavam lá de fora: “Come on Mila, Come on Mila (Camon, Milla – Camomila) [em português: "Venha, Milla]... Se é verdade, não sei, o que sei é que é essa plantinha herbácea, que floresce na primavera e verão, já era conhecida desde a antiguidade, pelos egípcios, gregos e romanos, devido às suas propriedades medicinais, cosméticas, ornamentais e aromáticas.

+++ Insônia X tratamentos naturais: usufrua do poder dos fitoterápicos, dos Florais de Bach e dos óleos essenciais
 

Também conhecida como Camomila-alemã, Camomila-comum, Camomila-da alemanha, Camomila-húngara, Camomila-verdadeira, Camomila-vulgar, Macelanobre, Margaça e Matricaria essa plantinha é bem versátil, com muitas qualidades e é uma excelente companheira para outras plantas, pois tem papel repelente de insetos e ácaros, sem falar de todas suas outras propriedades.

Quando falamos de um fitoterápico, temos que entender que numa única planta existem uma infinidade de elementos químicos, que chamamos de fitoquímicos. A quantidade de princípios ativos de uma planta pode variar de acordo com a estação, idade, se ela sofreu agressão de insetos, pássaros, vento, chuva, poluição -- e obviamente da qualidade do solo, e se recebeu ou não inseticidas. Dependendo da quantidade e da ação desses fitoquímicos, de seus princípios ativos é classificada a atividade terapêutica da planta.

PODER DA CAMOMILA PARA O ORGANISMO

A camomila tem como um dos seus princípios ativos principais o camazuleno, que possui reconhecida atividade anti-inflamatória, reforçada pela presença de outros ativos, como a matricina e alfa bisabolol, que é potente antibacteriano, antimicótico e protetor de mucosas, sendo bem efetivo no tratamento de úlceras.

Outros princípios ativos também apresentam propriedades espasmolíticas, ou seja, previnem a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga como os flavonóides e as cumarinas, sendo que a estas últimas atribui-se o efeito inibitório do crescimento de certos microrganismos, por isso tão usada na pele de pessoas com problemas de acne.

Talvez um dos maiores efeitos conhecidos da camomila seja seu poder como clareador dos cabelos, o que é errado, pois na verdade, a camomila não descolore, ela tinge! O princípio ativoresponsável pela coloração amarelada é a apigenina, outro flavonóide existente na planta que se deposita sobre o fio, tingindo-o de amarelo, sua coloração.

+++ Da mesma forma que fazemos dieta alimentar, devemos fazer uma 'dieta de más notícias'

Os flavonóides da camomila não são apenas adsorvidos pela superfície da pele após aplicação, assim como conseguem penetrar nas camadas mais profundas, o que é importante para seu uso como anti-inflamatório, captadores de radicais livres, então não seria errado dizer que a camomila é uma planta anti-aging [anti-idade], além de agir como anestésico leve, refrescante e até mesmo desodorante.

Aliás, gosto muito de usar os saquinhos de infusão de camomila, o saquinho que acabou de ser utilizado na infusão como um salvador de olheiras e inchaço dos olhos. Para isso, deixo os saquinhos da infusão ainda molhados sobre os mesmos por alguns minutos. O mesmo vale para picadas de insetos e /ou acne, uma solução prática e eficiente!

Os flavonoides e o óleo essencial da planta são os responsáveis por praticamente todos os efeitos farmacológicos conhecidos, como por exemplo a fama de ser um poderoso calmante. Esse efeito ansiolítico também está relacionado com o flavonoide apigenina, que é capaz de se ligar a receptores GABA- A cerebrais (de maneira similar aos medicamentos benzodiazepínicos) provocando um bom efeito ansiolítico, porém sua ação sedante é dez vezes menor do que a do diazepam, mas não provoca relaxamento muscular. Ou seja, a camomila é capaz de diminuir a ansiedade, sem provocar depressão do sistema nervoso central, o que é bem interessante do ponto de vista farmacológico.

+++ VEJA TAMBÉM: ''O grande problema é que queremos tratar a insônia e não a pessoa insone, e aí que está a diferença''

CONTRAINDICAÇÕES?

Estão aí então vários motivos pelos quais essa planta está entre minhas favoritas e pelos quais eu não deixo nesses dias estressantes de fazer uso depelo menos duas xícaras da sua benta infusão, mas como profissional da saúde não posso deixar de salientar que embora pareça tão singela e delicada e que mesmo que não sejam registrados efeitos de intoxicação, a camomila é contraindicada para gestantes e lactantes e se você faz uso de medicamento ansiolítico, ou da mesma, faça uso com moderação e consulte seu profissional de saúde.

Todo cuidado é pouco quando estamos tratando esse presente incrível que é o nosso corpo! 

Boa infusão e relax!

Jamar Tejada


Todas as quartas-feiras temos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo... Daquele jeito que nós amamos!

Instagram: @Tejard

Contato: (11) 3063-1333

ACESSEM OUTROS TEXTOS QUE JÁ FORAM AO AR:

+++ Pessoas negativas e o impacto na sua saúde mental, espiritual e física

+++ Probióticos podem combater do mau hálito ao câncer

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jamar Tejada (@tejard) em

Último acesso: 25 Nov 2020 - 05:49:12 (1043779).