Testeira

Sono no volante, ou melhor: hipnose de estrada! Saiba como driblar a sensação e dirigir em segurança até seu destino

O sono no volante é uma reclamação frequente dos motoristas e Charles Bueno explica que ele pode ser considerado uma 'hipnose de estrada'

CHARLES BUENO Publicado segunda 22 novembro, 2021

O sono no volante é uma reclamação frequente dos motoristas e Charles Bueno explica que ele pode ser considerado uma 'hipnose de estrada'
Aprenda a driblar o sono do volante, ou hipnose de estrada, com técnicas do hipnoterapeuta Charles Bueno - FREEPIK/ @fanjianhua

Sim, acredite, a hipnose de estrada acontece com todo mundo!

Aposto que você, em algum momento nessas estradas da vida, estava dirigindo e ‘viajando’ - mas não só pela rodovia e, sim, também pelos pensamentos.

Essa viagem a qual me refiro é a viagem da mente. Isso tem a ver com o sono e a vontade – que para muitos, é incontrolável – de tirar um cochilo quando estão dentro de um carro.

Esse termo, hipnose de estrada, se refere ao fato de que, nas viagens, os passageiros ficam com a atenção reduzida, visto que a rota previsível e monótona não requer nada de sua parte. Por isso, o sono costuma chegar. Para algumas pessoas, basta entrar no carro, encostar a cabeça e logo adormecer, mesmo que de maneira desconfortável.

+++ Hipnose ajuda pessoas com transtornos emocionais a encontrar um novo sentido para a vida; saiba como

Hipnose de estrada: o que é?

A hipnose de estrada é ainda mais intensa em trajetos longos e sem nenhum imprevisto e ela não acomete apenas passageiros. É comum, inclusive, que alguns motoristas nem sequer se lembrem de alguns trechos da rodovia e em alguns momentos ‘se percam’, olhando em direção ao horizonte e liguem o ‘piloto automático’ da mente. A explicação para isso é que a hipnose de estrada também pode levar a um estado de transe e por isso esse ‘desligamento’ acontece.

Esse efeito pode ser observado em motoristas que têm sua consciência alterada para um estado intermediário entre o sono e a vigília, e pode relatar dissociação, distração e até sonolência.

Alguns psicólogos apontam que as causas deste fenômeno são devido à monotonia da tarefa, a fadiga e o tédio por estar ali, no mesmo movimento e na mesma função por muito tempo.

O que sabemos é que isso pode, sim, ser perigoso! Por isso, existem maneiras de treinar o cérebro contra a hipnose de estrada.

+++ Xô, insônia! Como a hipnose pode te ajudar a dormir? Entenda!

Eu te ensino como:

Abra a janela do carro: deixe entrar o máximo de ventilação e mantenha o ar condicionado em uma temperatura que não seja tão agradável, já que passando um pouco de frio ou de calor, o organismo se mantém em estado de mais alerta do que quando está confortável.

Reveze o seu olhar: olhe em volta e verifique constantemente seu espelho retrovisor e evite olhar por longos períodos à frente, a um ponto fixo.

Invista em café ou energéticos: não exagere e vá no limite do que sua saúde permitir.

Esteja descansado: uma boa noite de sono é essencial para ter atenção e disposição ao volante. 


Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso colunista Charles Bueno está aqui! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!

Instagram: @charlesbuenohipnologo

www.masteremhipnoseclinica.com.br

 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 01:55:16 (1046123).