Testeira

Sentimento x emoção: saber diferenciar os dois pode promover o seu SUCESSO na vida; entenda a relação

Na coluna desta semana, Charles Bueno também ensinou uma técnica poderosa para eliminar medos, traumas, mágoas e emoções reprimidas

CHARLES BUENO Publicado segunda 20 setembro, 2021

Na coluna desta semana, Charles Bueno também ensinou uma técnica poderosa para eliminar medos, traumas, mágoas e emoções reprimidas
Como diferenciar SENTIMENTO de EMOÇÃO pode fazer bem para você? Charles Bueno explica - Freepik

O que vivenciamos ao longo da vida fica em nossas mentes, muitas vezes, de forma inconsciente e acaba afetando o nosso comportamento sem que tenhamos noção disso. 

Mas, para entender por que e como isso acontece, é interessante entendermos o que são as emoções e como elas se diferenciam dos sentimentos

EMOÇÕES X SENTIMENTOS

Emoção é uma reação do cérebro a um estímulo ambiental, como surpresa, alegria, raiva e pânico. 

Sentimento é algo mais profundo e está relacionado a uma experiência emocional, como amor, felicidade, ódio e inveja. 

O sentimento deriva da emoção. Quando somos expostos a uma emoção, nosso cérebro libera substâncias variadas que também mexem conosco fisicamente.

+++ O poder das palavras: 57 frases positivas para você repetir, mudar seu padrão mental e VIVER BEM

Quer um exemplo que certamente você vai se identificar?  

Quantas vezes não ficou nervoso diante de algo novo -- uma entrevista de emprego, um primeiro encontro -- e, com isso, transpirou, tremeu, ficou com a boca seca?

Esse é um exemplo de emoção que é desencadeado por um “evento ambiental”. E, depois, o alívio sentido por ir bem nesta entrevista, a felicidade pelo encontro são sentimentos que surgem da primeira emoção vivenciada. 

O sentimento é algo mais intenso e que não pode ser facilmente modificado.

E O QUE ISSO TUDO TEM A VER COM A EMPATIA?

A forma como as emoções e sentimentos atingem as pessoas é único. Cada um vai reagir a um mesmo evento de formas totalmente distintas -- e tudo bem! Só que é por isso também que temos que ter empatia pela dor do outro e jamais subestimá-la ou ignorá-la. 

E como as emoções afetam o nosso subconsciente e podem afetar o nosso sucesso? 

Precisamos entender como as emoções estão divididas: 

Primárias: são aquelas que todos conseguem perceber ao redor, como alegria e tristeza. 

Secundárias: nem sempre perceptíveis, como timidez, vergonha ou culpa. 

De fundo: causam mal-estar e nem sempre são notadas por outras pessoas, como a própria calma ou até mesmo a angústia.

+++ Como alcançar o fortalecimento mental necessário para conquistar seus maiores desejos

As situações vividas podem despertar emoções e ficar dentro do inconsciente por muito tempo, afetando nosso comportamento. 

Já reparou também como tem muita gente que acaba repetindo, na vida adulta, os comportamentos e erros dos pais? Isso ocorre porque as emoções que eles viveram na infância e as experiências vividas com os pais deixaram marcas em seus inconscientes, de modo que eles achem que tal comportamento seja correto e seja repetido, mesmo que não seja percebido. 

Os sentimentos são derivados das emoções no fundo da mente e, por isso, podem ser escondidos do mundo. O que acontece é que há situações gatilho para que os sentimentos venham à tona. 

Saber diferenciar emoção de sentimento é importante para o autoconhecimento e para identificar os entraves que podem atrapalhar o próprio sucesso. Isso é algo bastante pessoal, mas, entenda que emoções e sentimentos podem mudar nossas vidas.

Vamos começar eliminando aqueles que não te fazem bem? 

Técnica ‘Caixinha de Emoções’ 

Essa é uma técnica para eliminar medos, traumas, mágoas e emoções reprimidas. 

Imagine-se no alto de uma montanha, em um vale maravilhoso à beira de um precipício. Pegue uma caixinha que está no chão, abra e deposite ali toda a energia e sentimentos negativos que estejam te incomodando. Imagine a cor dessa energia negativa sendo depositada dentro da caixinha. 

Quando sentir que colocou tudo ali dentro, acene com a cabeça, feche a caixinha e atire-a com força para o precipício. A caixinha some no meio do nada e agora você está livre, renovado e leve. 


Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso mais novo colunista, Charles Bueno, chegou! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!

Instagram: @charlesbuenohipnologo

www.masteremhipnoseclinica.com.br

 

Último acesso: 20 Oct 2021 - 14:15:55 (1045733).