Testeira
  coluna-charles-bueno   / dor é psicológica?

A dor é psicológica mesmo, como tantos dizem?

A dor não é “psicológica”, mas como ela acontece no cérebro é possível, sim, desligar e eliminar uma dor só com o poder da mente; O hipnoterapeuta Charles Bueno explica como!

CHARLES BUENO Publicado segunda 27 dezembro, 2021

A dor não é “psicológica”, mas como ela acontece no cérebro é possível, sim, desligar e eliminar uma dor só com o poder da mente; O hipnoterapeuta Charles Bueno explica como!
Dor psicológica: existe mesmo? Hipnoterapeuta Charles Bueno comenta - Freepik/ @wayhomestudio

A dor não é psicológica, mas pode ser amenizada através do cérebro. Quer entender melhor? Eu explico!

Como a hipnose é uma alteração do estado de consciência, capaz de alterar percepções e memórias, ela atua também no controle de funções fisiológicas normalmente involuntárias - que, no caso desta coluna, será, para nós estudarmos, a dor!

A dor não é psicológica

Para facilitar, quero citar aqui algumas descobertas de pesquisadores da Universidade de Roma (La Sapienza), que explicam que o alívio da dor pela hipnose acontece graças à ação da técnica nas áreas do cérebro envolvidas nos processos de percepção e tolerância à dor. Com a ajuda de exames de neuroimagem funcional eles identificaram padrões de ativação e desativação de áreas do cérebro que ocorrem em condições de dor moduladas pela hipnose. Os resultados comprovaram que o cérebro demonstra mudanças no córtex cingulado anterior - área relacionada à sensação de sofrimento causado pela dor.  

Em outro estudo, dessa vez brasileiro, feito pela Universidade Federal de Santa Catarina com mulheres diagnosticadas com Síndrome de Fibromialgia, comprovaram o impacto positivo do efeito da hipnose na percepção de dor ao comparar as reações depois que o segundo grupo analisado (que não foi submetido à hipnose) que não apresentou melhora e nem piora.

O que sabemos é que a hipnose não tira uma dor física, mas pode tratá-la e diminuir a sua intensidade, já que ao acessar a mente é possível desviar o foco de atenção do paciente da dor. Assim, a técnica pode ser coadjuvante de importantes tratamentos que podem dar fim a uma dor sem que tenha que senti-la durante todo o processo de cura!


Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso colunista Charles Bueno está aqui! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!

Instagram: @charlesbuenohipnologo

www.masteremhipnoseclinica.com.br

Último acesso: 22 Jan 2022 - 21:38:09 (1046392).