Se você é fã de uma cervejinha, fique feliz: estudos provam que essa bebida pode ser benéfica ao seu intestino! A professora Ana Faria, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), comprovaram as vantagens da cerveja. Antes, todos já sabiam que ela possui polifenóis e microrganismos de sua fermentação, mas havia dúvida sobre os benefícios à saúde humana. As informações foram divulgadas pelo Diário da Saúde.
Benefícios da cerveja para o intestino
Por isso, a pesquisadora resolveu fazer um estudo diferente: 19 voluntários homens foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Durante 4 semanas, no jantar, eles beberam 300 gramas de cerveja alcoólica ou não alcoólica com a fermentação em baixa temperatura. O peso dos participantes, o índice de massa corporal e a saúde do coração e metabolismo não mudaram durante as análises.
Depois de 1 mês, os dois grupos apresentaram maior diversidade bacteriana em seu microbioma intestinal. Além disso, níveis mais altos de fosfatase alcalina fecal foram identificados. Isso significa uma melhora na saúde intestinal. Portanto, consumir uma garrafa de cerveja, independentemente do teor alcoólico, pode ser benéfico para o microbioma intestinal e a saúde intestinal dos homens. Infelizmente, mulheres não foram analisadas.
Um estudo feito anteriormente comprovou que a cerveja consegue ser aliada e um objeto de prevenção contra diabete. Aponta-se que um baixo nível das mesmas resulta nessa condição ou doenças do coração — ou seja, a cerveja diária tem preventivo contra elas! Seu resultado positivo seria porque o lúpulo da cerveja é uma fonte de polifenóis. E eles são micronutrientes altamente antioxidantes que auxiliam na nossa saúde. Clique aqui e saiba mais!
Porém, lembre-se: como o nível mais seguro de consumo de álcool é nenhum, a cerveja sem álcool pode ser a escolha mais saudável.