bem-estar   / Consuma com moderação

Você sabia? Carnes processadas, batata frita, álcool e refrigerante em excesso aceleram o envelhecimento

Para proteger sua pele, bons hábitos são a melhor aposta, entre eles, a alimentação natural, variada e equilibrada

Viva Saúde Publicado sexta 18 dezembro, 2020

Para proteger sua pele, bons hábitos são a melhor aposta, entre eles, a alimentação natural, variada e equilibrada
Carnes processadas, batata frita, álcool e refrigerante em excesso aceleram o envelhecimento - Freepik / topntp26

A exposição solar e os produtos avançados de glicação, também chamamos de AGEs, são dois dos principais fatores que aceleram o envelhecimento cutâneo, sabia?

Enquanto o primeiro é bastante conhecido, o segundo, relacionado à alimentação, ainda suscita dúvidas. Sabe-se que o carboidrato – ou açúcar – em excesso pode interagir com as proteínas e as gorduras dando origem aos AGEs, agentes que alteram as estruturas e funções do colágeno e da elastina, provocando desordens na pele como rugas precoces, flacidez e manchas!

Além disso, somados aos radicais livres produzidos pela má alimentação, além de excesso de sol sem proteção, tabagismo e privação do sono, os AGEs levam ao estresse oxidativo, danificam os DNA das células e provocam menor atividade celular.

E, para proteger sua pele, os bons hábitos são a melhor aposta, entre eles, a alimentação natural, variada e equilibrada --  as proteínas, antioxidantes e agentes anti-inflamatórios são importantes na defesa contra os AGEs e os radicais livres.

Quer conferir uma lista de alimentos que você deve evitar consumir? Clique aqui para ler a matéria completa no site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.

Último acesso: 25 Jan 2021 - 04:19:53 (1044037).