bem-estar   / Marcas do tempo

Você já ouviu falar em linhas de marionete? Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre o assunto

A dermatologista Fernanda Porphirio listou cinco passos para desvendar esses efeitos da idade e como solucionar o seu caso.

Bons Fluidos Publicado quarta 11 agosto, 2021

A dermatologista Fernanda Porphirio listou cinco passos para desvendar esses efeitos da idade e como solucionar o seu caso.
A dermatologista Fernanda Porphiorio esclarece as cinco principais dúvidas sobre as linhas de marionete - Unsplash/ Glen Hodson

Entra tratamento, sai tratamento, uma nova palavra-chave chega ao vocabulário do skincare: linhas de marionete. Você já ouviu falar?

As famosas marcas formam um sulco da região dos lábios até o queixo, como explica a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité, em São Paulo.

“Chamado de labiomentoniano, as marcas lembram os vincos dos famosos bonecos de marionete. Por causa do envelhecimento da derme, perdemos a marcação do nosso rosto, feita pela sustentação dos ossos da face, que facilitam o aparecimento das linhas”, pontua a médica que é especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center.

Elas começam a aparecer a partir dos 35 anos, mas a boa notícia é que tem tratamento, como os protocolos à base de bioestimuladores de colágeno.

A seguir, Fernanda esclarece as cinco principais dúvidas sobre os vincos. Confira:

+++ Dieta na TPM: saiba o que comer e o que não comer durante este período

Com quantos anos elas começam a aparecer?

A partir dos 35 anos começamos a notar uma sombra nessa região. Ainda não chega a ser um sulco já propriamente dito, mas já há um processo da diminuição da produção de colágeno e início de uma flacidez.

Como surgem? Quais as possíveis causas?

Essas rugas surgem pelo processo de envelhecimento, que é constituído por três pilares. O primeiro é o consumo ósseo das estruturas do nosso rosto. Há um desgaste e perdemos as marcações feitas pela sustentação dos ossos da face. O segundo é o consumo de gordura do rosto, além do deslizamento desses compartimentos. O último fator é a flacidez da pele, quando a gente começa a ter uma diminuição na produção de colágeno, entre os 25 e 30 anos. A união desses três componentes vão causar as alterações que a gente vê ao longo do envelhecimento dos indivíduos.

Quais hábitos contribuem para o aparecimento?

Os hábitos que contribuem para esse aparecimento são os mesmos que favorecem o envelhecimento. Excesso de sol, tabagismo, má alimentação, pouca ingestão de água, tudo que vá contribuir para o envelhecimento cutâneo, também pode favorecer o aparecimento desses sulcos. Não existe nenhum movimento repetitivo que a gente faça com a boca para aumentar o surgimento dessas linhas.

+++ Pesquisadora fala sobre os desafios que crianças com TDAH enfrentam no sistema escolar

Quais os tratamentos mais indicados?

Os tratamentos indicados seriam a base de bioestimuladores de colágeno. Podemos usar os injetáveis, o scoop e o Radiesse para tentar fazer uma tração dessas estruturas para trás. Aplicamos bem no cantinho da boca para dar uma sustentação na região e tecido, que também acaba sendo consumido e deixa mais proeminente o sulco.

Lançamos mão dos preenchedores, tanto no contorno para fazer uma tração para trás dessas estruturas, tanto entre o sulco e o mento para melhorar o vinco que fica entre elas. Podemos utilizar a toxina botulínica, se for um caso de tração forte da musculatura. Há a possibilidade de fazer estímulo de colágeno com ultrassom microfocado e utilizar lasers pressionados que teriam uma ação na qualidade da pele.

Existe tratamento definitivo?

Mais do que um tratamento definitivo, acho que é essencial focar na prevenção. Comece a pensar em estímulo de colágeno, na tração que ele pode fazer nessas estruturas antes de ter uma linha de marionete muito proeminente. É importante tratar a região, avaliar a força muscular, saber se há a necessidade de fazer a toxina botulínica como uma prevenção. Não existe um tratamento definitivo só, associamos técnicas para potencializar os resultados, levando essas estruturas para o seu devido lugar.

Último acesso: 17 Oct 2021 - 09:42:03 (1045530).