Publicidade

Você está considerando adotar o estilo de vida vegetariano? Confira 4 tipos de alimentos que substituem a carne

O aumento de pessoas vegetarianas nos últimos anos aumentou a procura por alimentos que suprem a necessidade de proteínas animais e outros nutrientes

Confira 4 tipos de alimentos que substituem a carne – Pexels / Daria Klimova

Segundo uma pesquisa realidade pelo Ibope, em 2018, cerca de 30 milhões de brasileiros eram vegetarianos — número que corresponde a 14% da população total. Nos últimos anos, a procura por um estilo de vida mais natural e sem carne ocorreu por diversos motivos: preocupação com o bem-estar dos animais, ativismo ambiental ou até mesmo busca por uma melhora na saúde.

Publicidade

Porém, para adotar a dieta vegetariana, é necessário entender quais nutrientes precisam ser substituídos. Além da proteína, a carne também é rica em outros componentes, como vitamina B12 e ferro. Por isso, separamos 4 categorias de alimentos que substituem a carne e que são fáceis de serem preparados.

Frutos secos
Além de poder consumi-los em quantidades pequenas, como lanches da tarde, usar frutos secos em receitas é uma ótima pedida para substituir a carne. Nozes, castanhas e amêndoas são alguns exemplos e são alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais.

Cereais
Aveia, milho, trigo e arroz são cereais básicos do dia a dia que podem substituir a quantidade de nutrientes presentes na carne por terem, eu sua composição, proteína, fibras, ferro e vitamina B. Os cereais são a principal fonte de energia que o organismo humano precisa.

Leguminosas
A lentilha, o grão-de-bico, o amendoim e o feijão são as leguminosas mais famosas e comuns, além de serem coringas e simples de serem preparadas. Esses alimentos são ricos em diversos nutrientes, principalmente vitamina B, ferro e fibras. Porém, alguns aminoácidos essenciais não estão presentes na composição das leguminosas, por isso é importante fazer a combinação desses alimentos com outros. 

Publicidade

Quinoa
A quinoa é um tipo de semente comestível que, além de possuir proteínas e minerais que substituem a carne, também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce. Essa semente tem um gosto muito suave e pode ser ingerida com iogurte, salada ou até como ingrediente em vitaminas