Deixar de colocar uma sandália ou chinelo porque está com os pés completamente ressecados e rachados é uma realidade entre diversos homens, mas principalmente mulheres.
Os motivos para a desidratação dos pés são muitos. A pressão e o peso do corpo exercidos sobre os pés em atividades cotidianas, não aplicar hidratantes regularmente, andar descalço ou com salto alto por longos períodos e tomar banhos muito quentes são alguns deles.
A Bons Fluidos selecionou algumas técnicas que podem ser facilmente reproduzidas dentro de casa para que você consiga regularmente manter seus pés hidratados sem gastar muito, utilizando produtos naturais e baratinhos. Confira:
Escalda pés de vinagre de maça
Nesta primeira receita, o vinagre de maça será o protagonista. Coloque um litro de água morna e um copo grande de vinagre de maçã em uma bacia. Deixe seus pés de molho. Após 30 minutos, lave os pés e passe um hidratante. O ideal é fazer esse escalda pés durante a noite, pois logo depois de passar o creme hidratante de sua preferência, ponha uma meia e vá dormir. No dia seguinte, seus pés agradecerão.
Vaselina e soro fisiológico
A vaselina é um produto capaz de criar uma barreira nos pés e protegê-los contra o frio e os agentes externos, promovendo uma sensação de elasticidade para sua pele. Para diluir a vaselina e não desperdiçar tanto produto, acrescente uma colher de soro fisiológico e uma colher de chá de vaselina num recipiente, misture bem e aplique nos pés. Isso também dará um toque aveludado à pele. Se preferir, repita o processo da receita anterior: faça antes de dormir, cobrindo os pés com uma meia.
Leite e manjericão
O manjericão atua como um ótimo cicatrizante e antisséptico natural. Para essa última receitinha, macere uma xícara de manjericão fresco e adicione em um litro de leite quente. Deixe seus pés de molho nessa mistura por 20 minutos. Se você quiser potencializar essa hidratação, acrescente à misturinha duas colheres de sopa de mel e mais três colheres de sopa de azeite de oliva.