Dormir sem roupa? Veja cinco benefícios de deixar o pijama para lá!
Segundo especialistas, dormir nu não somente nos propicia uma noite de sono melhor, como regula a temperatura corporal e auxilia a saúde ginecológica

Segundo especialistas, dormir nu não somente nos propicia uma noite de sono melhor, como regula a temperatura corporal e auxilia a saúde ginecológica
Quando nos queixamos de desconforto na hora de dormir, muitos profissionais recomendam largar o pijama. No entanto, essa é uma prática que poucos aderem. Isso pode ser justificado pela falta de conhecimento sobre os benefícios de descansar sem roupa. Segundo especialistas, não somente nos propicia uma noite de sono melhor, como regula a temperatura corporal e auxilia a saúde ginecológica.
Em entrevista ao jornal ‘Metro‘, site do Reino Unido, a autora do livro ‘Guia Para Dormir Bem‘, Sammy Margo recomendou dormir pelado independentemente das condições climáticas. “Embora muitas pessoas possam pensar que agasalhar-se no inverno é a melhor maneira de se manter aquecido, dormir nu pode, na verdade, ajudar a regular a temperatura corporal e melhorar a qualidade do sono”, disse.
De acordo com a profissional, o controle da temperatura do corpo também nos faz adormecer mais rapidamente. Isso ocorre porque, ao nos sentirmos mais frescos, sinalizamos para o organismo que estamos prontos para descansar. O especialista do sono, Alex Dimitriu apontou, em um artigo publicado na ‘Everyday Health‘, que a sensação ainda pode reduzir a insônia. “Permitir que o resfriamento durante a noite resulta em um sono mais profundo e de ondas lentas, que é muito restaurador. Dessa forma, dormir sem roupa pode ajudar nesse processo”, detalhou.
Além disso, o grau térmico é responsável por influenciar o equilíbrio hormonal, já que os níveis de cortisol – hormônio do estresse – são reduzidos conforme a nossa temperatura diminui. Outro benefício que pode te levar a abandonar o pijama, é a melhora da pele. Segundo especialistas, isso auxilia a renovação celular e evita possíveis irritações.
Os profissionais ainda afirmam que a prática fez bem para a saúde intima. Eles explicam que a genital é a parte mais quente do corpo e, por isso, já apresenta umidade, o que contribui para a proliferação de fungos e bactérias. Desta forma, dormir sem roupa ajuda a manter a região arejada, reduzindo o risco de infecções, como a candidíase.