Veja 30 alimentos antioxidantes que turbinam a imunidade, de acordo com a nutri Karina Nascimento

A nutricionista contou quais alimentos têm um alto teor de substâncias antioxidantes para levantar nossa imunidade

Bons Fluidos Publicado quinta 6 agosto, 2020

A nutricionista contou quais alimentos têm um alto teor de substâncias antioxidantes para levantar nossa imunidade
Veja quais alimentos são poderosos para nossa imunidade - Pexels/ Daria Shevtsova

Em tempos de pandemia, associar medidas de prevenção, com hábitos que garantem uma boa imunidade é fundamental para evitar que o organismo desenvolva o tipo grave da Covid-19. 

Sabemos que a maneira mais eficaz de colaborar para o fortalecimento do organismo são hábitos saudáveis, especialmente na alimentação. Alimentos antioxidantes, por exemplo, têm um papel importante na formação de barreiras imunológicas. 

De acordo com a nutricionista Karina Nascimento, os antioxidantes são capazes de atrasar e inibir a oxidação das reações metabólicas, auxiliando na regulação de radicais livres produzidos pelo organismo que causam oxidação celular.

Veja quais alimentos antioxidantes turbinam a imunidade do corpo humano, segundo a nutri:

Alimentos antioxidantes com Vitamina C (Ácido Ascórbico) Possui o poder de neutralizar os radicais livres por meio da estimulação de leucócitos do sistema imunológico. Alimentos: goiaba, mamão, morango, laranja, brócolis, couve-flor, pimentão.

Alimentos antioxidantes com Vitamina A (Retinol)
Seus compostos auxiliam na diferenciação e crescimento celular e pode desencadear alterações na mucosa intestinal e, até mesmo, no trato respiratório. Alimentos: manga, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, couve.

Alimentos antioxidantes com Carotenoides (β-caroteno, licopeno)
São precursores da Vitamina A e auxiliam bastante no processo de ação antioxidante. Alimentos: batata-doce, buriti, abóbora, cenoura, pitanga, manga, pêssego.

Alimentos antioxidantes com Selênio
Considerado um agente oxidante, pois a sua ação está relacionada à síntese de agentes importantes na resposta imune. Alimentos: semente de chia, semente de girassol, castanha do Pará, salmão, peito de frango, ovo, feijão, farinha de trigo.

Alimentos antioxidantes com Flavonoides
Conhecidos por sequestrar os radicais livres devido a sua ação antioxidante. Há estudos que indicam suas propriedades antivirais e antitumorais. Alimentos: brócolis, salsa, manga, maçã, chá verde, chá preto, chá branco, couve, rúcula, cebola.
 

Último acesso: 26 Oct 2020 - 16:46:48 (1043196).