bem-estar   / Medicina a favor da humanidade

Vacina contra o HIV começa a ser testada em humanos pela Universidade de Oxford

Ensaio clínico com o imunizante contra o HIV começará a ser testado em 13 adultos saudáveis no Reino Unido

Bons Fluidos Publicado segunda 12 julho, 2021

Ensaio clínico com o imunizante contra o HIV começará a ser testado em 13 adultos saudáveis no Reino Unido
A Universidade de Oxford começará testes da vacina contra o HIV em humanos - Freepik/ freepik

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, avançou mais um passo importante na busca de uma forma de proteção contra o vírus HIV após iniciar os testes clínicos em humanos da candidata a vacina contra a doença na última segunda-feira, 5. 

A busca por desenvolver um imunizante que evite a Aids acontece há anos por pesquisadores de todo o mundo, no entanto, de acordo com cientistas, desenvolver um tratamento definitivo para a doença é muito desafiador e até o momento nenhum estudo conseguiu produzir de forma bem-sucedida uma vacina que evite a contaminação com o HIV.

+++ Vacina contra HIV faz 97% dos voluntários criarem anticorpos na fase um de estudos em humanos

Como serão feitos os testes

A fase 1 de testes da HIVconsvX, como foi batizado o imunizante, contará com a participação de treze adultos saudáveis e HIV-negativos entre 18 e 65 anos, que receberão duas doses da vacina com quatro semanas de intervalo. 

Tomáš Hanke, professor de imunologia do Instituto Jenner da Universidade de Oxford e líder do estudo, disse em comunicado que "Uma vacina eficaz contra o HIV tem sido buscada há 40 anos. Este ensaio é o primeiro de uma série de avaliações desta nova estratégia de vacina em indivíduos HIV-negativos para prevenção, e em pessoas vivendo com HIV para cura". 

O teste chamado HIV-Core 0052 irá avaliar a segurança, tolerância e a imunogenicidade da HIVconsvX que, diferentemente das outras vacinas em desenvolvimento, induz as células T potentes a destruir o patógeno, enquanto a maioria dos outros estudos trabalham com as células B. 

+++ Você sabia? Estudos sobre o HIV aceleraram a descoberta da vacina contra a Covid-19

"Alcançar a proteção contra o HIV é extremamente desafiador e é importante que aproveitemos o potencial protetor de anticorpos e células T do sistema imunológico", disse Paola Cicconi, pesquisadora do Instituto Jenner e investigadora-chefe do ensaio. 

Último acesso: 02 Dec 2021 - 01:06:58 (1045320).