bem-estar   / Jardinagem

Uma das melhores plantas para ter em casa: saiba por que você deve cultivar jibóias

Entenda os benefícios desta planta e como cultivá-la dentro de casa

Bons Fluidos Publicado sexta 3 setembro, 2021

Entenda os benefícios desta planta e como cultivá-la dentro de casa
Entenda por que a jibóia é uma planta importante no mundo espiritual - Unsplash/ Sandra Martins

A jibóia, chamada cientificamente pelo nome Epipremnum pinnatum, é uma planta trepadeira semi-herbácea e pertencente à mesma família de outras plantas amadas como a costela-de-adão e o filodendro.

O nome jibóia tem origem indígena e significa literalmente “cobra d’água”. Seu nome está associada especialmente a capacidade desta planta de se propagar na água, não necessitando de terra.

Ela é uma das queridinhas dos brasileiros quando o assunto são plantinhas ornamentais para decorar a casa, no entanto, a jibóia não serve apenas para embelezar os cômodos.

Em uma outra matéria já publicada na Bons Fluidos, explicamos que a jibóia é considerada por espiritualistas como uma planta encantada devido suas propriedades místicas, que atribuem à planta a função de proteger o lar e seus moradores. 

+++ Planta encantada: conheça os poderes energizantes da jiboia e porquê você deve cultivá-la em casa

Parte desta crença se deu principalmente por influência da cultura de povos indígenas do norte brasileiro. Estes povos acreditavam na lenda de que a jibóia se transformava em mulher e guardava em si o segredo do conhecimento, mistério e ciência da floresta encantada. 

Benefícios da Jibóia na casa

Além das propriedades místicas atribuídas à jibóia, esta planta é cientificamente comprovada benéfica para o ar dos ambientes. Segundo a NASA, esta planta é referência quando o assunto é filtrar o ar da casa. Isso porque ela tem a capacidade de filtrar gases tóxicos, reciclando o dióxido de carbono (CO2) e liberando oxigênio. 

 

 

Último acesso: 22 Oct 2021 - 09:41:20 (1045662).