Trufa: iguaria rara e desejada começa a ser produzida no Brasil

Alimento caro e difícil de encontrar foi produzido na região da Serra da Mantiqueira, em SP

Bons Fluidos Publicado quarta 28 julho, 2021

Alimento caro e difícil de encontrar foi produzido na região da Serra da Mantiqueira, em SP
Trufa começa a ser produzida no Brasil - Unsplash/ Amirali Mirhashemi

Você já provou trufa? Esta iguaria é uma das mais raras e caras do mundo e se desenvolve especialmente na Europa, no entanto, uma descoberta recente aumentou as possibilidades do brasileiro de consumi-la. 

Descobriu-se que há trufa produzida localmente no Brasil. A primeira leva desta fungo foi encontrada no Rio Grande do Sul em 2018, no entanto, mais recentemente, um agrônomo paulista encontrou a iguaria em seu sítio em São Bento do Sapucaí, na região Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo.  

+++ Meteoro explode na Noruega e provoca clarão impressionante; assista ao vídeo

Em entrevista para à revista Veja, Rodrigo Veraldi contou que plantou carvalhos na expectativa de poder encontrar as preciosidades quando as árvores estivessem maduras. E foi durante a pandemia, alguns anos depois de plantar as árvores, que o agrônomo, que também é chef, decidiu escavar as raízes. Para sua felicidade, lá estavam elas, 25 pequenas trufas com um tamanho menor do que o convencional e um cheiro menos forte. 

+++ Drone faz imagens incríveis de vulcão em erupção antes de ser atingido pela lava; assista

O que é trufa

A trufa é um tipo de fungo consumida há mais de 10 mil anos. Diferente do cogumelo que nasce sobre a terra, a trufa cresce nas raízes subterrâneas de determinadas árvores. Sua aparência se assemelha a uma barata preta e seu cheiro é bastante característico. Devido sua raridade e dificuldade para produzi-la, a iguaria é uma das mais caras do mundo e pode custar até R$ 15 mil o quilo. 

Último acesso: 23 Jan 2022 - 19:03:42 (1045439).