bem-estar   / dica para a quarentena

Tratamento anti-idade com chocolate: especialistas ensinam receitas caseiras para a pele e para os cabelos com o ingrediente

Se consumido nas porções adequadas, ele atua como anti-inflamatório, podendo uniformizar o tom da pele e aumentar a hidratação da cútis

Marina Pastorelli Publicado quarta 8 julho, 2020

Se consumido nas porções adequadas, ele atua como anti-inflamatório, podendo uniformizar o tom da pele e aumentar a hidratação da cútis
Você conhece todos os benefícios que o chocolate pode proporcionar ao seu corpo? - Pixabay

O chocolate é um dos igredientes queridinhos da mesa brasileira, mas ele vai muito além do que só um alimento. Ele pode fornecer benefícios incontáveis ao corpo, que vão desde o cuidado externo com a pele, nas receitinhas de skin care, até o controle do emocional, amenizando o mau humor e a TPM.

De acordo com a dermatologista Natasha Crepaldi, o chocolate previne o envelhecimento facial por conta dos flavonoides, que são antioxidantes. Já a médica Ana Carolina Sumam acrescenta que a cafeína do doce ativa a circulação local.

"O chocolate também tem minerais e vitaminas A, B1, B2, B3 e E, que ajudam a manter a saúde da pele”, explica Ana Carolina.

Para o momento de skin care, Natasha defende que o açúcar e a manteiga de cacau possuem uma ação umectante e, por isso, promovem uma hidratação muito mais profunda.

"O ingredientes são bastante eficazes para amaciar a pele e o cabelo. Eles formam uma camada protetora e por isso é muito comum encontrar cremes hidratantes à base de chocolate”, ressalta.

TRATAMENTO ANTI-IDADE

Se consumido nas porções adequadas, ele atua como anti-inflamatório, podendo uniformizar o tom da pele e aumentar a hidratação da cútis, sendo até utilizado em tratamentos anti-idade.

A dermatologista Ana Carolina Sumam enfatiza que a gordura presente no cacau forma uma camada protetora, proporcionando viço, maciez e luminosidade para pele.

“O chocolate é um forte aliado na hidratação. Para a pele e para os fios, o chocolate é indicado em hidratações intensivas, já que possui ácido graxo, que forma uma camada de proteção na cútis”, recomenda.

Mas os benefícios, como já pontuamos, vão além da estética! Para a psicóloga Katree Zuanazzi, o chocolate pode ainda estimular a inteligência, melhorar a memória e o raciocínio se consumido uma vez por semana.

“Tudo isso acontece por conta dos flavonoides contidos no chocolate. Eles são antioxidantes, o que ajuda a melhorar a função cerebral. O derivado do cacau tem inúmeros benefícios e consumidos ou usados da maneira correta, só faz bem”, observa.

A especialista ainda diz que aquela sensação de bem-estar e euforia que sentimos quando comemos o queridinho é real!

“Isso acontece por causa do triptofano, que é um aminoácido presente no chocolate. Quando ele entra no nosso organismo, estimula a serotonina, que é o neuro transmissor da felicidade. A interferência dela é direta no nosso estado de espírito, pois ela regula o humor e o sono”, completa a psicóloga.

A modelo plus size Pillar Freire é adepta das receitas caseiras com chocolate. Para ela, o ingrediente deixa a pele luminosa e muito hidratada.

“Faço receitinhas a cada 15 dias. Já acharam estranho eu usar chocolate para tratar a pele do rosto, mas quem já usou sabe do que estou falando. Os benefícios valem a pena. Preciso estar com o rosto em dia e essas máscaras me ajudam muito”, comenta.

A seguir, as dermatologistas ensinam máscaras caseiras para deixa a pele radiante!

 

MÁSCARA FACIAL DE CHOCOLATE

40g de chocolate ao leite (ou outro de sua preferência)

1 colher de chá de creme facial

Modo de preparo: derreta o chocolate em banho maria e depois misture com o creme. Deixe agir por 30 minutos e retire com água. Em seguida, hidrate a pele e use um protetor solar de sua preferência.

 

MÁSCARA DE CHOCOLATE PARA CABELOS

200 ml de água

1 colher (sobremesa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação a sua escolha

1 colher (sopa) óleo vegetal (como azeite ou óleo de coco)

Modo de Preparo: misture a água, o amido de milho, o chocolate em pó e leve ao fogo. Dissolva bem os ingredientes para não empelotar. Sempre mexendo, mantenha no fogo até notar que a mistura está homogênea. Desligue o fogo, espere esfriar e adicione os demais ingredientes. Com o cabelo limpo, aplique mecha por mecha, enluvando bem. Evite passar no couro cabeludo. Coloque uma touca e deixe agir de 10 a 20 minutos. Enxague bem e, se achar necessário, condicione. 

Último acesso: 09 Aug 2020 - 08:41:50 (1043024).