A Semana Santa é uma época do ano importante para muitos cristãos porque celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, tendo início no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina no Domingo de Páscoa, que comemora a ressurreição Dele.
Existem muitas tradições associadas ao feriado cristão da Páscoa, seja comer chocolates em forma de coelho – ou realmente coelhos em geral – ou vestir-se em tons pastéis. Mas muitos deles não são de origem cristã (ou seja, não estão na Bíblia). A atividade comum da Páscoa de pintar ovos, por exemplo, na verdade é anterior ao cristianismo.
Por que pintar ovos?
Embora a tradição de pintar ovos cozidos não seja tão popular no Brasil, esta é uma prática comum em países cristãos, no entanto, esta era originalmente uma tradição pagã. O ovo era considerado um antigo símbolo de uma nova vida e foi associado a festivais pagãos que celebram a primavera.
De acordo com History Channel, a Páscoa tornou-se associada à pintura de ovo em algum momento do século 13. O ovo de Páscoa se tornou um símbolo da ressurreição de Jesus Cristo, dele saindo do túmulo. Os ovos eram anteriormente um alimento proibido durante a temporada da Quaresma para que as pessoas os pintassem e decorassem para marcar o fim do período de penitência e jejum, e depois os comessem na Páscoa como uma celebração.