Tirar um cochilo durante o home office melhora a capacidade cognitiva, aponta estudo

Dividir o trabalho em casa em dois blocos pode melhorar seu desempenho no serviço

Bons Fluidos Publicado terça 16 fevereiro, 2021

Dividir o trabalho em casa em dois blocos pode melhorar seu desempenho no serviço
Dormir poucos minutos pode fazer a diferença no seu desempenho profissional - Pexels/ Polina Zimm

Embora o brasileiro não tenha muito o hábito de organizar um cochilo durante o trabalho, a prática é comum em alguns países e tem benefícios comprovados pela ciência. 

Em tempos de pandemia e muitos trabalhos em esquema home office, ter uma soneca não fica tão difícil para estes profissionais que estão trabalhando em casa, mas tudo pode depender da demanda de trabalho, especialmente quando se tem filhos. 

+ VEJA TAMBÉM: Na pandemia, paisagista sugere trocar blocos de rua por cuidados com plantas e horta em casa

Dividir o trabalho em dois blocos e dormir alguns minutos depois do almoço pode fazer uma grande diferença na capacidade cognitiva de um profissional e consequentemente no seu desempenho no trabalho. 

Foi o que mostrou uma pesquisa publicada na revista online General Psychiatry, realizada na China com mais de 2.214 pessoas saudáveis com 60 anos ou mais.

O estudo dividiu os voluntários em grupos que cochilavam após o almoço e o outro que não cochilava e chegou a conclusão que as pessoas que tiravam uma soneca durante o dia tinham diferenças significativas na capacidade de consciência, fluência verbal e desempenho da memória. 

+ VEJA TAMBÉM: Ócio criativo: entenda porquê não fazer nada pode ser mais produtivo do que fazer tudo ininterruptamente

Esta não foi a primeira vez que um estudo comprovou os benefícios da soneca para o desempenho profissional. A NASA também provou que pilotos que dormiam 26 minutos tinham um melhor estado de alerta em comparação com aqueles que não cochilavam.

Eaí, que tal tirar uma curta soneca depois de ler este artigo?

Último acesso: 16 Apr 2021 - 08:47:55 (1044380).