bem-estar   / Cuidados com a saúde

Suplementos alimentares não são medicamentos e causam problemas graves se consumidos sem acompanhamento profissional

Saiba quais problemas de saúde estão associados ao consumo inadequado de suplementos alimentares

Bons Fluidos Publicado quarta 27 janeiro, 2021

Saiba quais problemas de saúde estão associados ao consumo inadequado de suplementos alimentares
Quais riscos eu corro tomando suplementos alimentares sem acompanhamento de um profissional? - Pixels

Suplementos alimentares são substâncias que têm o objetivo de suprir a carência de nutrientes como proteínas e vitaminas de pessoas que, por algum motivo, não conseguem esses nutrientes através da alimentação. 

É comum que atletas de alto nível ou idosos suplementem a alimentação com essas substâncias, no entanto, conforme alertam médicos e especialistas, os suplementos não devem ser tomadas aleatoriamente por qualquer pessoa. Mas nem sempre é isso o que acontece.

O Brasil está entre os três países que mais consomem suplementos alimentares no mundo. 

+ VEJA TAMBÉM: Nutricionista lista 6 chás poderosos para intestino preso e alerta para 1 erva famosa que deve ser evitada

Segundo uma pesquisa encomendada pelo  Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa) e Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), as mulheres são as principais consumidoras deste tipo de produto optando por vitaminas, óleos e minerais, já os homens consomem mais suplementos ligados à prática esportiva. 

Suplementos não são considerados medicamentos e, por isso, não passam pelo mesmo controle 

A falta de respaldo científico em torno da eficácia destes produtos e a deficiência de controles sanitários corroboram para a venda de suplementos sem regulamentação --  eles não são considerados medicamentos, por isso, acabam não sendo submetidos a diferentes fases de testes. 

+ VEJA TAMBÉM: Café diminui tamanho da barriga e reduz apetite, aponta estudo

Além da facilidade na compra deste tipo de produto, muitos deles são "contaminados" por publicidades de interesse comercial, que ludibriam o consumidor a adquirir produtos sem verificar sua real eficácia e sem necessidade. 

A ingestão exagerada de suplementos sem um monitoramento de um profissional de saúde pode causar problemas sérios à saúde. Tomar suplementos alimentares sem necessidade pode acarretar danos aos rins e fígado, causando problemas graves à saúde.
 

Último acesso: 22 Jan 2022 - 20:17:03 (1044248).