bem-estar   / Astronomia

Sonda faz pouso com sucesso em marte e NASA divulga imagens; veja fotos do planeta vermelho

Sonda batizada pelo nome 'Perseverance' chegou ao planeta vermelho para realizar missão a fim de estudar a geologia local e descobrir vida

Bons Fluidos Publicado sexta 19 fevereiro, 2021

Sonda batizada pelo nome 'Perseverance' chegou ao planeta vermelho para realizar missão a fim de estudar a geologia local e descobrir vida
Sonda Perseverance irá explorar o planeta vermelho - Reprodução/ NASA

Após sete meses de viagem pelo espaço, a sonda lançada pela Agência Nacional Norte Americana (NASA) em 10 de julho de 2020 chegou em solo marciano exatamente às 18h15 (horário de brasília) nesta quinta-feira, 15. 

A sonda, batizada pelo nome de Perseverance, que traduzido do inglês significa perseverança, pousou em marte em uma região conhecida como Cratera de Jezeropara, onde já foi o delta de um rio, para uma missão que pretende explorar o solo e sinais de vida no planeta vermelho. O veículo semi-automatizado da NASA está equipada com equipamentos para realizar as mais diversas funções, desde realizar fotos e vídeos do local, fazer coletas de materiais e realizar análises químicas. 

+ VEJA TAMBÉM: Astronomia: cientistas da ESO descobrem galáxia similar à Via Láctea localizada a 12 bilhões de anos-luz

+ VEJA TAMBÉM: Jovem brasileira é aprovada pela NASA para fazer curso de astrofísica nos Estados Unidos

O pouso foi registrado pela NASA e publicado na íntegra pela agência em tempo real com explicações sobre a engenhosidade do pouso, que durou sete minutos e gerou apreensão entre os astrônomos, engenheiros e cientistas envolvidos na missão. A transmissão explicou que a aterrissagem é a fase mais crítica da viagem e, caso danifique a sonda, pode comprometer toda a missão. 

No entanto, o veículo da agência espacial conseguiu fazer um pouso com sucesso e para isso, precisou se desintegrar em diferentes partes ao entrar na atmosfera marciana e ativar uma espécie de paraquedas para minimizar o impacto com o solo. Veja a primeira foto divulgada pela NASA da Perseverance em terras marcianas:

Assista a explicação e a apreensão dos cientistas:

 

Último acesso: 04 Mar 2021 - 16:17:33 (1044398).