Ícone do site

Sabores da natureza! 6 flores que são comestíveis e você não sabia

Published 08/03/2021

Saiba quais flores podem ser consumidas - Pixabay

As flores são como presentes divinos que embelezam a natureza e levam cor e perfume para ambientes monótonos, no entanto, seu uso não se restringe apenas a ornamentar casas e escritórios. Estes presentear da natureza podem ser deliciosos petiscos para consumir sem preocupação. 

Algumas espécies de flores podem ser consumidas e acrescentadas em receitas. Além de embelezar os pratos, elas acrescentam um sabor sutil e delicado para saladas, tortas e outros pratos. Muitos chefs de restaurantes e cozinheiros domésticos inovadores enfeitam seus pratos com flores para dar um toque de elegância.  

+ VEJA TAMBÉM: Camomila – muito mais que uma simples flor; seus benefícios para o organismo são inúmeros

Embora esta tendência tenha retornado nos últimos anos, as flores são velhas conhecidas na culinária mundial séculos atrás. O uso de flores em receitas remonta aos tempos romanos e às culturas chinesa, do Oriente Médio e da Índia. As flores comestíveis eram especialmente populares na era vitoriana, durante o reinado da Rainha Vitória.

Listamos 6 flores que vão embelezar e adicionar sabor aos pratos:

Hibisco

Conhecida por conta do chá diurético, o hibisco é uma flor comestível vermelhinha é utilizada no preparo de geleias e sucos. 

Violeta-perfumada

As flores pequenas da violeta-perfumada servem para decoração e cristalização para doces. 

Tagete

Esta flore é utilizada para aromatizar receitas. Seu aroma característico é comumente comparado com o cravo. 

Lavanda

Conhecida especialmente por conta de seu aroma calmante, a lavanda pode servir para o preparo de receitas doce e acrescentam sabor cítrico. 

Flor-de-Mel

Como o nome já diz, esta flore possui sabor adocicado, ideal para sobremesas. 

Dente-de-Leão

Uma das flores comestíveis mais conhecidas, o dente-de-leão proporciona sabor semelhante ao mel às receitas como saladas, sobremesas e geleias. 

 

Sair da versão mobile