O Centro Federal de Saúde Animal da Rússia começou a desenvolver doses da vacina contra a Covid-19 especialmente para os bichos após a confirmação da transmissão do novo vírus de seres humanos para animais.
Os testes clínicos já se iniciaram e devem terminar por volta do mês de janeiro. Se aprovado, o governo russo prevê que a vacinação animal ocorra no mês seguinte, ou seja, em fevereiro.
+ VEJA: Em vídeo emocionante, idosa com Alzheimer reconhece o marido ao ganhar flores; assista
O medicamente será destinado, a princípio, para animais de pequeno porte, como gatos, coelhos e visions, seres semelhantes às doninhas da América do Norte. Vale lembrar que, em novembro de 2020, o governo da Dinamarca autorizou o abate de 17 milhões de visons que viviam principalmente em regiões afastadas, como as fazendas locais. O fato se deu em decorrência não somente da transmissão da doença dos humanos para eles, mas, agora, de uma mutação do vírus da Covid e uma nova onda de transmissão dos visions para as pessoas.
+ VEJA: Vacina de Oxford será testada em uso combinado com a russa Sputnik V
O projeto russo busca, na verdade, precaver os animais de possíveis infecções, uma vez que apenas dois gatos foram infectados no país em questão. Até onde se sabe, nenhum vision foi afetado.
Vale lembrar também que os russos foram os primeiros a aprovar um projeto de vacina contra a Covid-19 para humanos: a chamada Sputnik V. Até agora, aproximadamente 150.000 indivíduos foram imunizadas