Você já parou para pensar quais são os melhores destinos para se ir para quem deseja estudar fora? Se sim, temos a resposta — cientificamente falando! Segundo o ranking QS Best Student Cities, elaborado pela consultoria britânica QS, Londres lidera a lista de melhores cidades internacionais para estudos na edição 2023 da pesquisa. A cidade da Rainha possui universidades famosas no mundo, como King’s College London e a UCL (University College London).
Londres é a melhor cidade do mundo para estudar
Para entrar nas análises dos estudiosos, a cidade precisa ter mais de 250 mil habitantes, constar com, pelo menos, duas universidades consideradas pelo ranking como boas e uma quantidade mínima de estudantes (naturais daquele país e gringos). O quanto a cidade é inclusiva também é um ponto que a ajuda a subir no ranking, segundo a consultoria.
Além disso, fatores de bem-estar e qualidade de vida são analisados: segurança, custo de vida e moradia para um estudante e quantidade de empregos ofertados para os alunos. Segundo os pesquisadores, apesar do custo de vida alto de Londres, a capital inglesa ocupa o topo do ranking porque “é uma cidade diversificada e culturalmente rica que oferece aos seus alunos desde museus de renome mundial a deliciosos restaurantes multiculturais”.
Na América do Sul, a cidade que mais está bem colocada é Buenos Aires, capital da Argentina, que ocupa a 23º posição. No Brasil, São Paulo fica em 83º lugar na lista e o Rio de Janeiro apareceu pela primeira vez no estudo, em 121º.
Confira as 10 melhores cidades para estudar:
- Londres, Reino Unido;
- Munique, Alemanha;
- Seul, Coreia do Sul;
- Zurique, Suíça;
- Melbourne, Austrália;
- Berlim, Alemanha;
- Tóquio, Japão;
- Paris, França;
- Sydney, Austrália;
- Edimburgo, Reino Unido.