bem-estar   / Cuide dos pets

Lindas e perigosas! 5 plantas tóxicas para cães e gatos que você precisa evitar se tiver um animal doméstico

Saiba quais plantas precisam ficar longe dos seus animais de estimação

Bons Fluidos Publicado segunda 22 fevereiro, 2021

Saiba quais plantas precisam ficar longe dos seus animais de estimação
Saiba quais plantas podem prejudicar a saúde do seu bichinho - Pexels

Além de decorar ambientes, as plantas acrescentam vida e boas energias para os lares, no entanto, nem todas as espécies são recomendadas para cultivo dentro de casa para pessoas com animais de estimação. Muitas plantas ornamentais possuem substâncias tóxicas em seu caule, folhas e flores e os pets podem ser as principais vítimas.

É comum que alguns cães e gatos tentem ingerir partes de plantas, no entanto, ao entrar em contato com as vias digestivas do bichinho podem provocar desde reações leves como salivação e alergia na boca, até problemas mais graves como diarreia e vômitos. Abaixo listamos cinco espécies que precisam ser evitadas em locais com animais domésticos:

+ VEJA TAMBÉM: Pets x plantas: 6 espécies NÃO TÓXICAS para animais de estimação para cultivar sem medo

Azaléia

Esta planta com flores encantadoras comumente utilizada como planta ornamental para decorar ambientes precisa passar longe de cães e gatos. Suas flores e folhas possuem andromedotixina, uma substância que pode provocar distúrbios digestivos e arritmias em caso de ingestão.

Comigo-ninguém-pode

Não mesmo! Embora suas folhas sejam lindíssimas, a comigo-ninguém-pode é contraindicada para quem tem pets em casa. Suas folhas, caule e seiva possuem oxalato de cálcio, a substância tóxica pode provocar náuseas, vômitos e diarreias.

 

Costela-de-Adão

Uma das plantas mais populares nos lares por conta de sua aparência tropical e elegante oferece riscos ao seu animalzinho. Suas folhas grandes e charmosas possuem cristais de oxalato de cálcio, a substância tóxica pode provocar náuseas, vômitos e diarreias. 

 

Espada-de-São-Jorge

Muito comum nos quintais e entradas das casas, a espada-de-São-Jorge, embora esteja associada a atrair boas energias, ela pode ser muito prejudicial para a saúde do seu bichinho caso ele tente experimentá-la. Os efeitos na maioria são leves, mas podem provocar salivação excessiva irritação na mucosa.

Copo de Leite

Embora esta planta produza uma flor lindíssima, quando ingeridas, plantas desta espécie podem provocar reações mucosa, língua, lábios, dificuldade para deglutir, salivação abundante, vômitos e diarreia.

 

 

 

 

 

Último acesso: 27 Feb 2021 - 19:22:44 (1044410).