Profissionais suíços da saúde mental estão prescrevendo passeios culturais; entenda

Talvez, você já tenha se cruzado com uma publicação nas redes sociais que mostra uma prescrição com a palavra “mar” escrita nela. Os médicos da Suíça estão fazendo algo parecido utilizando a cultura

saúde-mental
Médicos que cuidam da saúde mental prescreverão 500 receitas que presenteiam pacientes com visitas gratuitas a quatro lugares turísticos – Canva Equipes/Nobilior Images

Talvez, você já tenha se cruzado com uma publicação nas redes sociais que mostra uma prescrição com a palavra “mar” escrita nela. Os médicos da Suíça estão fazendo algo parecido utilizando a cultura para ajudar a saúde mental das pessoas. Saiba mais:

Publicidade

Incentivo à cultura

Primeiramente, em parceria com o governo da cidade de Neuchatel, na Suíça, médicos que cuidam da saúde mental prescreverão 500 receitas. Essas presentearão pacientes com visitas gratuitas a quatro lugares turísticos, três museus e o jardim botânico municipal. O objetivo é diminuir os sintomas de condições mentais e doenças crônicas, além de incentivar a prática de atividade física.

“Para pessoas que às vezes têm dificuldades com sua saúde mental, isso lhes permite esquecer por um momento suas preocupações, suas dores, suas doenças e passar um momento alegre de descoberta. Estou convencida de que, quando cuidamos das emoções das pessoas, permitimos que, de alguma forma, elas encontrem um caminho para a cura”, explicou a médica Patricia Lehmann, à Reuters.

Planos futuros

A ideia nasceu em 2019, a partir de um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que analisou a função das artes na melhora da saúde e no tratamento de doenças. A partir de agora, o projeto será realizado por um ano e, dependendo dos resultados, por fim, pode evoluir. “Gostaríamos muito que esse projeto decolasse e tivesse pacientes suficientes para provar seu valor e que um dia, por que não, o seguro de saúde cobrisse a cultura como uma forma de terapia”, desejou Courcier Delafontaine.

Atividades ao ar livre podem ajudar a saúde mental das crianças

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo mundo, 14% das crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, têm algum tipo de transtorno mental. Já no Brasil, um levantamento da Fundação José Luiz Egydio Setúbal estima que cerca de oito milhões de menores enfrentam este cenário. Como solução, os pais investem em diferentes tipos de tratamentos, como psicoterapia e medicamentos. Estes têm se mostrado eficazes. No entanto, um método mais simples pode complementar os cuidados com a saúde mental: fazer atividades ao ar livre. Um estudo publicado no JAMA Network Open mostrou uma melhora no bem-estar de estudantes após escolas acrescentarem tarefas na natureza à grade curricular. Clique aqui e leia a matéria completa.

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital