Publicidade

Prefeitura de São Paulo cancela Carnaval de rua, mas mantém desfiles das escolas de samba

A decisão de cancelar o Carnaval de rua em São Paulo foi tomada com a crescente da variante Ômicron no país

Prefeitura de São Paulo cancela Carnaval de rua, mas mantém desfile das escolas de samba – Foto: Victor Moriyama/Getty Images

A prefeitura da cidade de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), anunciou que cancelará o tradicional Carnaval de rua neste ano de 2022. A decisão que veio a público nesta quinta-feira, 6, é decorrente do aumento avassalador de casos de covid-19 em simultâneo com a chegada da gripe H3N2.

Publicidade

A título de exemplo, o Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, registrou nesta última terça-feira, 4, o maior número de atendimentos da história do pronto-socorro local, com 388 pacientes — 252 estavam com sintomas gripais.

+++ Mano Brown defende vacinação e diz que público que for aos seus shows em 2022 deverá apresentar comprovante

“Em 22 de dezembro, o cenário apontava a Influenza H3N2 como responsável por cerca de 40% dos atendimentos, enquanto a covid-19 se mantinha abaixo dos 10% […] Agora, o índice de Covid-19 está acima de 40%, já a Influenza H3N2 está variando de 8% a 13% nas coletas dos últimos 3 dias”, compartilhou com a CNN Brasil a assessoria do HCor.

Desfiles das escolas de samba de São Paulo são mantidos

Apesar do cancelamento do Carnaval de rua, Ricardo Nunes manteve o calendário dos desfiles das escolas de samba, agendados para 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. Os eventos só poderão acontecer, porém, se a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo aceitar os protocolos sanitários.

Publicidade

+++ Estudo indica que quarta dose da vacina pode aumentar anticorpos em até 5 vezes

A decisão foi tomada durante reunião com o Comitê Executivo, em conjunto com o secretário de Saúde, Edson Aparecido. No encontro, foi apresentado um estudo da vigilância epidemiológica. Concluiu-se o cancelamento de “atividades que não tenham controle sanitário”.

Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, São Luís, Belém, Belo Horizonte e Maceió são as demais capitais brasileiras que também cancelaram o Carnaval de rua.

Publicidade