Gean Loureiro, prefeito da cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, confirmou na manhã desta segunda-feira, 20, o cancelamento da tradicional queima de fogos durante celebração do Réveillon 2022. O show com os fogos de artifício costuma acontecer anualmente na Avenida Beira-Mar Norte — a festividade também não ocorreu de 2020 para 2021.
A decisão se deu principalmente pela chegada da variante Ômicron no Brasil. Hoje, o país tem 34 casos confirmados da doença. Na cidade do Rio de Janeiro, tivemos o primeiro diagnóstico hoje de uma mulher que há pouco voltou de Chicago, Estados Unidos.
Prefeito fala sobre o cancelamento da queima de fogos
“A gente iria avaliar todas as possibilidades, avaliar o momento sanitário para a tomada de decisão. Toda a estrutura operacional para que se garantisse seguro se demonstrou impossível com os fogos na Beira-Mar. Por isso o cancelamento, mantendo a nossa coerência, o posicionamento que a prefeitura sempre teve em valorizar decisões técnicas.”, declarou em vídeo à imprensa Loureiro.
+++ Anvisa autoriza vacinação para crianças de 5 a 11 anos com imunizante da Pfizer
Seriam gastos para a queima de fogos 2,5 milhões de reais. O dinheiro agora será destinado, segundo o prefeito, para empreendedorismos no município, além de programas de qualificação de mão-de-obra. A cidade de Florianópolis, porém, já conta com a rede de hotéis cheia durante a virada de ano.
Capitais brasileiras cancelam Réveillon
Além de Florianópolis, outras cidades como São Paulo, Aracaju, Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Luís e Vitória, também cancelaram suas festividades de Réveillon. A cidade do Rio de Janeiro também havia revogado a festa de Ano Novo. O prefeito Eduardo Paes, porém, voltou na decisão e acordou a queima de fogos na Cidade Maravilhosa.