bem-estar   / Alimentação

Precisando encher a fruteira? Saiba como escolher a melancia mais docinha e gostosa

Confira dicas para não errar na hora de comprar a fruta na feira ou no supermercado

Bons Fluidos Publicado terça 26 outubro, 2021

Confira dicas para não errar na hora de comprar a fruta na feira ou no supermercado
Confira dicas para não errar na hora de comprar a fruta na feira ou no supermercado - Freepik / @xb100

Saber escolher fruta na feira costuma ser uma tarefa complicada e algumas são mais difíceis e demandam mais atenção. A melancia é uma delas e, às vezes, parece até impossível decifrar qual está boa para consumo ou não. Seguindo essas dicas básicas, você consegue escolher a melancia ideal!

FORMATO 
Muitas pessoas acreditam que, quanto maior a fruta, melhor. Isso não é verdade! Na melancia, é bom se atentar a duas características: quando ela estiver muito alongada, normalmente está mais aguada. Por outro lado, uma melancia mais arrendondada e menor está doce e ideal para consumo imediato. 

CABO
Em muitas frutas, a tática de olhar o cabo ajuda a descobrir se ela está boa ou não para consumo. Na melancia, olhar dessa forma também é um jeito eficaz e rápido. Se o cabo estiver seco, significa que ela foi colhida há uns dias e está madura, mas, se estiver verde, é melhor esperar mais um pouco. 

+++ Como escolher abacaxi maduro no supermercado ou na feira?

MANCHAS NA CASCA
Observe a parte de baixo da melancia. Caso não tenha nenhuma mancha — ou tenha, mas muito branca — há indícios de que a fruta foi colhida muito verde e não está boa para ser consumida. O ideal é que a mancha seja amarelada, porque sugere que, durante o processo de amadurecimento, ela permaneceu mais tempo no chão. 

+++ Aprenda a fazer um sabão natural totalmente vegano e ecológico

BATIDAS NA MELANCIA
Provavelmente o jeito mais usado pelas pessoas para escolher frutas, a tática de dar uns batuques na melancia também pode ser útil. Se a casca estiver muito macia, a fruta está madura demais, o que não é recomendado.

Último acesso: 02 Dec 2021 - 00:56:16 (1045913).