Há quem não consiga começar seu dia sem tomar um banho matinal. Se você faz parte deste grupo de pessoas, saiba que os benefícios não são coisa da sua cabeça. Isso porque o tomar banho pela manhã é sinônimo de autocuidado. Entenda:
Chance de recomeçar
Tomar banho pela manhã significa renovação. No âmbito psicológico, é como se fosse a oportunidade de começar novamente. A água caindo prepara alguém para enfrentar o dia física e mentalmente. Os que gostam desta rotina conseguem seguir as 24 horas de forma renovada e organizada.
Instante de introspecção
Quando em silêncio, quem toma banho pela manhã consegue entrar em contato com seus pensamentos. A água caindo e a privacidade contribuem para um momento de organização mental, reflexão e preparo emocional. Especialistas afirmam que essas pessoas costumam ter mais clareza e calma.
Controle do estresse
Por fim, o hábito é uma forma de ajudar a controlar o estresse. A sensação de limpeza ao início do dia ajuda a deixar as tensões do ontem para trás. Isso ajuda quem quer manter um estado de espírito tranquilo ao longo do dia.
Tomar banho quente faz mal para a pele?
De acordo com a dermatologista Dra. Priscila Câmara de Camargo, da Clínica Camargo, o banho quente realmente danifica a pele: “O banho quente, principalmente se for prolongado, danifica ainda mais a barreira cutânea, retirando da pele os óleos produzidos naturalmente pelo organismo, que mantém a hidratação. Quanto menos tempo em contato com a alta temperatura da água, melhor”, explica.
Quando retiramos esses óleos, a derme entende ser necessário produzi-los mais, o que causa dilatação dos poros. Além disso, quando tomamos excessivos banhos com água quente, outras doenças podem se desenvolver ou serem pioradas, que é o caso da dermatite.
Mas, apesar dos malefícios que tomar banhos quentes traz, será que temos que evitá-los 100%? A especialista explica que podemos tomar, porém, é necessário ter alguns cuidados especiais para que nossa pele não seja totalmente prejudicada. “Dá pra tomar banho quente sim, desde que o tempo seja reduzido no chuveiro. Também é importante não usar nenhum tipo de bucha, pois a fricção destrói o manto hidrolipídico, que é uma fina e invisível película que cobre toda a extensão da pele, que contém substâncias importantíssimas para a defesa e saúde cutânea”, esclarece. Clique aqui e leia a matéria completa
Leia também: Médico fica 8 anos sem tomar banho e relata experiência