bem-estar   / Vitamina C

Por que a vitamina C é tão importante para a nossa pele?

A vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e ainda pode ser uma grande aliada contra a acne; confira recomendações de dermatologista

Bons Fluidos Publicado quinta 13 janeiro, 2022

A vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e ainda pode ser uma grande aliada contra a acne; confira recomendações de dermatologista
Por que a vitamina C é tão importante para a nossa pele? - Foto de Artem Podrez no Pexels

 A vitamina C tópica é um dos ingredientes favoritos dos dermatologistas para os pacientes, já que ajuda a retardar o envelhecimento precoce da pele, previne os danos do sol e melhora a aparência de rugas e manchas. De acordo com a Dra. Patrícia Mafra, dermatologista, esse ativo é antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que entram em contato com a pele por meio da poluição do ar, principalmente. 

Por que a vitamina C é tão importante para a nossa pele?

Um estudo feito na Nova Zelândia mostrou que o uso diário de uma formulação de vitamina C por pelo menos três meses melhorou a aparência de rugas finas e grossas do rosto e pescoço, bem como melhorou a textura e aparência geral da pele. “Isso acontece porque a Vitamina C é cofator para a produção de colágeno. Então ela ajuda a estimular a síntese dessa proteína que ajuda a dar sustentação à pele”, completa a Dra. Patrícia.

A vitamina C também pode ajudar a proteger a pele dos raios ultravioleta prejudiciais quando usada em combinação com um filtro solar de amplo espectro. A especialista esclarece que, já que ela é um antioxidante poderosa, consegue oferecer proteção à pele depois de uma agressão solar. Com o uso dela, os danos são diminuídos. 

+++ Cuidados durante a gravidez: produtos de beleza para os cabelos podem afetar os hormônios e prejudicar o bebê

Esse ativo poderoso também pode reduzir o aparecimento de manchas escuras, bloqueando a produção de pigmento na pele. “Essa ação se deve ao mecanismo de inibir a tirosinase, que é uma enzima que produz a pigmentação causadora de manchas escuras, dessa forma a Vitamina C tópica pode ser usada para uniformizar a pele e clarear as manchas do sol e do melasma”, explica a Dra. Patrícia.

Muitas pessoas sofrem com acne excessiva e buscam diversos tratamentos para combater essas espinhas. A vitamina C pode ser uma ótima opção. Ela possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a controlar a produção de sebo (óleo) na pele. Em ensaios clínicos, a aplicação de vitamina C duas vezes ao dia reduziu as lesões de acne. 

A dermatologista destaca que a vitamina C pode ser encontrada em diversos produtos para a pele, incluindo cremes, géis e séruns. “Mas é importante que a indicação seja feita por um médico, uma vez que existem muitas fórmulas que não garantem a estabilidade do ativo, que oxida facilmente. Outra informação importante é a concentração. Existem produtos no mercado que contam com 5% e outros 40%. Mas nem sempre a maior concentração é a melhor para a pele do paciente”, explica.

+++ 14 hábitos diários - e simples - que ajudam a equilibrar corpo e mente

Segundo a especialista, a vitamina C é indicada para ser usada a partir dos 20 anos. Ela foi estudada apenas em adultos e não é recomendada para crianças.

“Sempre leia a lista de ingredientes antes de comprar um produto com vitamina C. Se você tem sensibilidade ou uma alergia conhecida a qualquer um dos ingredientes, considere um teste de contato ou consulte seu médico antes de usar. Se você tem pele acneica ou oleosa, considere o uso de uma formulação que também combata a oleosidade ou contenha ingredientes como ácido salicílico, que combatem as erupções acneicas”, explica.

Se sentir desconforto ou irritação substancial, pare de usar vitamina C e consulte seu médico.

+++ Rotina de skincare: o que levar em consideração na hora de escolher os produtos?

Quanto ao modo de uso, a Dra. Patrícia afirma que é fundamental usar um limpador suave antes de aplicar o produto com Vitamina C. “Se ele for em sérum, algumas gostar podem ser usadas no rosto e pescoço, antes do hidratante e protetor solar. Existem cremes hidratantes que já contam com a Vitamina C, então os benefícios estão concentrados em um único produto. Mas sempre use protetor solar. A vitamina C não substitui o uso de protetor solar ou o uso de roupas que protejam. Certifique-se de usar protetor solar de amplo espectro diariamente e limitar a exposição ao sol durante os horários de pico”, finaliza.

Último acesso: 23 Jan 2022 - 19:07:08 (1046512).