bem-estar   / Coronavírus

Pessoas que recusarem tomar dose de vacina disponível contra a Covid-19 irão para o fim da fila no ABC Paulista

A medida será adotada contra os chamados 'sommeliers de vacina', em alusão às pessoas que buscam determinado imunizante de farmacêutica específica

Revista VivaSaúde Publicado quinta 1 julho, 2021

A medida será adotada contra os chamados 'sommeliers de vacina', em alusão às pessoas que buscam determinado imunizante de farmacêutica específica
Pessoas que recusarem tomar dose de vacina disponível contra a Covid-19 irão para o fim da fila no ABC Paulista - Foto: Buda Mendes/Getty Images

São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, cidades do ABC Paulista, determinaram que os cidadãos que se recusarem tomar a dose da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica que estiver disponível nos postos de saúde das cidades em questão irão para o final da fila da imunização.

"Insisto que vacina não é para escolher. Você lembra a marca da vacina que tomou de gripe? Não lembra. Ninguém nunca pediu marca de vacina. Por que agora, no meio da maior pandemia da humanidade, as pessoas querem escolher vacina?", indagou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), em Live nas redes sociais.

De acordo com dados da prefeitura de SBC, apenas nesta última terça-feira, 29 de junho, aproximadamente 200 pessoas se recusaram receber a dose disponível. Popularmente, os indivíduos que rejeitam os imunizantes contra o coronavírus vem sendo chamados de 'sommeliers de vacina'.

“A pandemia e a desinformação criaram este novo tipo novo de profissional, o sommelier de vacina. Aquele que, após poucos minutos de pesquisa na internet, se considera apto a dizer qual vacina é a melhor, como se fosse um pesquisador renomado em imunologia”, continuou o político.

Em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul a vacinação contra a Covid-19 vem acontecendo a partir de um agendamento prévio online. A medida contra os 'somelliers' entrará em vigor a partir desta quinta-feira, 1 de julho.

Esta matéria foi publicada a princípio no site da Revista VivaSaúde, parceira da Bons Fluidos. Para acessar, clique aqui.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 18:02:23 (1045261).