Pesquisadores brasileiros relatam ter eliminado HIV de paciente: ''Segunda chance''

O paciente brasileiro pode ser um dos primeiros casos de cura do HIV

Bons Fluidos Publicado quarta 8 julho, 2020

O paciente brasileiro pode ser um dos primeiros casos de cura do HIV
Pesquisadores da UNIFESP detectaram a remissão do HIV em paciente que recebeu tratamento - Freepik

Um paciente soropositivo de 34 anos apresentou remissão do vírus após realizar um tratamento com coquetéis de medicamentos orientados por um grupo de médicos e pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Os autores do estudo apresentaram o resultado da pesquisa na última terça-feira, 07, após analisar a carga viral do paciente, diagnosticado com o vírus do HIV em 2012. O homem recebeu um tratamento com base na terapia antirretroviral, aliada a outros medicamentos e vitaminas durante 13 meses. 

Após o término do tratamento, o homem não apresentou a presença do vírus por mais 11 meses, ou seja, seus exames que detectam o DNA do HIV nas células e o exame de anticorpos estão negativos há 17 meses. 

A pesquisa chamou a atenção da classe internacional e foi apresentada durante uma conferência sobre Aids em San Francisco, nos Estados Unidos. "Este caso é extremamente interessante, e realmente espero que possa impulsionar pesquisas adicionais para uma cura do HIV", disse Andrea Savarino, médico do Instituto de Saúde da Itália que coliderou o teste, em uma entrevista à NAM Aidsmap. 

O paciente que não quis se identificar disse em entrevista ao R7 que "está muito emocionado porque, assim, é uma coisa entre milhões de pessoas que querem, que desejam, almejam não ter o vírus no organismo. É um presente divino. É uma segunda chance de vida". 

Este pode ser um passo mais perto da cura para a pandemia de Aids, mas, embora o resultado da pesquisa seja animador, nem todos os pacientes que fizeram o mesmo tratamento obtiveram os mesmos resultados. Outros quatro pacientes que receberam os mesmos coquetéis de medicamentos não tiveram os mesmos resultados. 
 

Último acesso: 09 Aug 2020 - 07:49:56 (1043023).